Prefeito de Cariacica inaugura Estação Cidadania Esporte

Um Complexo pensado nos mínimos detalhes para contemplar crianças e adolescentes com esporte no contraturno. Cariacica ganha uma Estação Cidadania no Parque o Cravo e Rosa

 

O prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, inaugurou na manhã desta sexta-feira,12, o maior complexo esportivo do Estado do Espírito Santo, a Estação Cidadania – Esporte de Cariacica (ECEC), uma super estrutura de 7 mil metros quadrados de terreno e 3500 metros quadrados de área construída entre Itacibá e Nova Brasília, numa área onde funcionava um lixão.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre essas o ex-deputado e secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra e o campeão Olímpico de Vôlei de Praia e secretário Nacional de Alto Rendimento do Governo Federal, Emanuel Rego, além da deputada Janete de Sá, vereadores, secretários e outros.

A inauguração da Estação Cidadania contou com diferentes momentos, desde homenagem especial a família do empresário capixaba Ademar Cunha que deu nome ao Complexo Esportivo, ao Cosmim Bernardino, defensor da Área do Parque O cravo e a Rosa – o protetor da nascente que havia no local, a apresentação de ginástica rítmica.

A Reportagem do Espírito Santo Notícias registrou o momento in loco. O prefeito Juninho salientou que antes de fazer qualquer pedido a bancada estadual ou federal era necessário ter o projeto e ele fez exatamente o inverso. “Eu sabia que, se a gente tivesse planejamento, as coisas iriam acontecer. Os recursos estão escassos, todos sabem, administrar Cariacica não é fácil, não é só para mim não, para todos os prefeitos que passaram por esta cidade e cada um deu a sua contribuição. Agora administrar Cariacica em tempos de crise é mais difícil. Muita gente pedia recursos na bancada estadual e federal, mas não tinha um projeto pronto. Eu decidi fazer o inverso, com planejamento, paciência e com a graça de Deus, senão nós não conseguiríamos chegar a este nível que estamos chegando. É importante destacar que, ninguém faz nada sozinho, tem toda uma história e nós queremos agradecer um a um”, afirmou o prefeito.

O secretário de Municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher falou com exclusividade afirmando que o sonho acaba de se tornar realidade. “E um sonho consolidado que começou em 2013 no cadastro que a gente fez no governo federal de um edital aberto, até então não tínhamos tanta esperança, depois as coisas começaram a acontecer. Uma obra desta magnitude que nós tivemos outras ideias para acrescentar equipamentos ela leva tempo, tempo na verdade requer sacrifício, mas nós acreditamos, liderados pelo nosso prefeito Juninho, um grande líder que nos impulsiona a fazer acontecer e fazer a diferença na vida das pessoas. Graças a Deus está ai consolidado e muitos mais ainda há de vir”, frisou.

O secretário de Esportes assegurou que a Estação Cidadania/Esporta inicia com oito modalidades e já está com 2.400 vagas para crianças para praticar: handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo. Tem mais um bloco de modalidades que estamos discutindo formas de implantar aqui e segunda-feira próxima já começa a temporada de férias das crianças até o final de julho, com modalidades esportivas, trabalhando com recreação e brincadeiras da cultura infantil com 12 profissionais a disposição das crianças”, adiantou.

Em tempo, o secretário não descartou a possibilidade do complexo esportivo também vir a ofertar natação. “É um sonho nosso, precisamos de parceria, Cariacica não conseguira fazer isto sozinha, mas o nosso prefeito tem credibilidade, ele busca estas parcerias, a partir de uma parceria com o Governo Estadual e Federal a gente pode também iniciar este processo, quem sabe para realizar o sonho e ter um parque aquático aqui, que é um sonho e o lugar merece e nossa população também”.

Moradora de Cariacica, e Itaquari, a deputada Janete de Sá ficou emocionada com o Complexo Esportivo. “Fico muito feliz com um complexo deste, nossa população sempre careceu de equipamentos esportivos para poder trabalhar na prática o esporte que é muito importante, no contraturno para melhorar o aprendizado de nossas crianças e tantas outras coisas que podem projetar uma pessoa através do mundo do esporte. É um presente, isto mostra o quanto nós crescemos, como as coisas no Brasil mudaram, as oportunidades chegando para quem mais precisa na nossa infância nós tivemos que tecer uma rede de vôlei de saquinho de leite, porque era muito difícil ter acesso a estes equipamentos e hoje a gente ver, que um programa deste do governo federal chega aqui em Cariacica, no Parque o Cravo e Rosa é para ficar muito satisfeito, é um momento de festa para este povo grandioso, valoroso que merece oportunidades”, ressaltou a deputada Janete.

 

Onde está o Complexo Esportivo

Um dia foi um lixão! Agora é lugar de lazer, esporte e, quem sabe, estímulo a novos talentos. Um lugar aparentemente ermo, era feio. Mas está erguido no Parque o Cravo e a Rosa, em Nova Brasília. “Está entre quatro bairros: Itacibá, Nova Brasília, Itanguá e Tucum.  Uma região de ampla vulnerabilidade social. Estamos trabalhando aqui numa linguagem de acolhimento muito grande e as pessoas têm respondido de igual forma acolhendo o espaço e isso tem sido muito bacana, desafiador e motivo de muito aprendizado”.

 

Quanto custou?

 

O complexo esportivo, construído com recurso de mais de R$ 4 milhões articulado pela senadora Rose de Freitas (PODE-ES), vai disponibilizar diversas aulas, para todas as idades, e oferecer estrutura com potencial para revelar jovens talentos – o centro é equipado com ginásio; pista de atletismo; pista de saltos; área de arremesso de peso; campo de futebol; campo de futebol de areia; quadra de futevôlei; quadra de vôlei de areia.

 

Homenagem a Ademar Cunha

A família do empresário capixaba Ademar Cunha quem deu nome ao Complexo Esportivo marcou presença na inauguração.  “Acho lindo e maravilhoso isso tudo. Meu pai dedicou a vida ao esporte amador. Eu não entendia essa paixão dele na época. Ele tirava da gente para ajudar as pessoas carentes, para ajudar o esporte amador”, lembra Ademar Cunha Júnior sobre o pai, que morreu em 2012.

A filha Valéria Cunha ficou emocionada ao falar do pai. “Eu me sinto muito orgulhosa, é muita emoção ver o nome do meu pai no Estádio, por ele ter lutado tanto pelo esporte e apaixonado, e eu por ser uma cidadã cariaciquense receber este estágio com tanta inclusão social, onde as comunidades carentes estarão aqui participando, é muito merecedor mesmo”, disse a empresária Valéria

 

Atletas presentes

Na solenidade de inauguração, a alegria das atletas da ginástica em sua apresentação emocionou o público e refletiu o potencial do centro para proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade.

Diego Lemos, coordenador de competições esportivas do complexo, enfatizou a importância de “tirar o tempo ocioso das crianças, dos adultos e dos idosos”. “Hoje estamos abrindo para a comunidade. Já há pessoas saindo de casa à noite, com carrinho de bebê, com crianças para brincar no playground. Temos essa missão de levar alegria e satisfação às pessoas. E isso não tem preço”, comemorou.

 

O que contempla a Estação Cidadania

Trata-se do primeiro complexo esportivo da cidade com modalidades olímpicas e paraolímpicas. O local dispõe para a população um ginásio poliesportivo, pista de salto e área de arremesso para a prática de handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo. Será possível também realizar atividades físicas orientadas.

Há também academia ao ar livre com equipamentos em inox, campo de futebol de grama, quadra de areia e área de lazer com playground. O empreendimento é uma realização do governo federal com o município.
Também educadora da equipe do centro esportivo, Sânia Silveira reforçou que “as atividades são tanto para iniciação esportiva quanto para o esporte de alto rendimento”. “É um complexo que está aberto para toda a comunidade. Temos professores de educação física aqui das 6h às 22h”, explicou.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*