Entenda por que a Suécia não fez lockdown

por Isa Colli*

Segundo as autoridades suecas, a epidemia do coronavírus está sob controle. Tudo é uma questão cultural. Os países escandinavos são frequentemente citados como exemplos em todo o mundo quando os temas em questão são nas áreas sociais, ambientais e educacionais. E parece que no controle da pandemia está acontecendo o mesmo, pelo menos por enquanto.

A Suécia foi um dos raros países que não ordenaram o isolamento de sua população, apelando simplesmente para a responsabilidade de cada um, orientando para que as regras de higiene, o distanciamento entre indivíduos e a limitação de movimento fossem respeitadas.  As únicas proibições foram no que diz respeito às reuniões com grande quantidade de gente – 50 pessoas – e visitas às casas de repouso. Além disso, as pessoas mais vulneráveis também estão convidadas a ficar em casa, mas não há fechamento de escolas, bares e restaurantes (com, no entanto, um número limitado de vagas nestes locais e a proibição de aglomeração e filas). O uso de máscaras não é obrigatório nos transportes públicos e não é proibido também  receber familiares em casa. 

Para combater o coronavírus, a Agência Sueca de Saúde Pública, independentemente do poder político, conta com a confiança de sua população e seu espírito cívico. Eles aconselham as pessoas a não fazer viagens desnecessárias e manter o distanciamento. E essa medida parece ser suficiente. É isso que explica uma epidemia limitada: a diferença cultural e um senso agudo de responsabilidade social. Outro fator igualmente interessante é que a maioria dos suecos mora sozinho, o que restringe a disseminação do vírus que geralmente ocorre no círculo familiar. 

E os bairros urbanos que concentram cerca de 40% dos casos de contaminação são habitados por imigrantes com diferentes hábitos sociais.

*Isa Colli, escritora – e-mail [email protected]www.isacolli.com

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *