Polícia Federal do ES dialoga sobre operações de risco nas relações comerciais no setor de rochas

A convite do Sindirochas, o superintendente da Polícia Federal do Espírito Santo (PF/ES), Eugênio Ricas, ministrou a palestra “Como identificar operações de risco nas relações comerciais”, para representantes de empresas do setor de rochas ornamentais capixaba, na quarta-feira, 03 de novembro. Realizado de forma híbrida, o evento reuniu cerca de 70 participantes, entre convidados presentes no auditório do sindicato patronal, em Cachoeiro de Itapemirim, e participantes virtuais.

A palestra foi motivada por recente operação policial em que empresas do setor acabaram sendo envolvidas. Este e outros casos foram comentados pelo representante PF/ES que destacou cinco dicas de prevenção para as empresas.

1º – Treinar bem a equipe sobre a política da empresa

2º – Estar atento a situações anormais

3º – Ser fiel às boas práticas de mercado

4º – Não compactuar a irregularidades (administrativas, cíveis e criminais)

5º – Bem documentar as operações de venda e exportação

“O setor de rochas gera muito emprego e renda para o Espírito Santo. É importante atuarmos na prevenção, para não precisarmos atuar de forma repressiva. O melhor caminho será sempre a disseminação de uma cultura de integridade”, afirmou Eugênio Ricas.

Em seu pronunciamento, o presidente do Sindirochas, Ed Martins, falou sobre a importância do encontro, o segundo realizado pela entidade (o primeiro aconteceu em 2017 logo após a realização de uma outra operação policial em que empresas do setor foram envolvidas). “O Sindirochas reforça e prima pela atuação das empresas dentro da legalidade. Precisamos tomar todos os cuidados possíveis. Cada um fazendo a sua parte, cuida não apenas da imagem da sua empresa, mas contribui para preservar a reputação de todo arranjo produtivo”, pontuou.

Presente no evento, o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, frisou que “o setor não compactua com irregularidades. Parcerias como esta reforçam o trabalho feito pelas entidades”.

Realização do Sindirochas, o evento contou com apoio da Polícia Federal/ES e Centrorochas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *