Poesia nas redes sociais: série inédita celebra autores capixabas

Temporada 2021 do Programa Poesia no Ar estreia esta semana entrevistando Jhon Conceito, referência em slam, ou batalhas poéticas, no Espírito Santo. Série homenageia ainda poetisas Suely Bispo, Viviane Mosé, Elisa Lucinda e Haydeé Nicolussi

            Premiado pela Lei Aldir Blanc, o Programa Poesia no Ar estreia nova temporada em 2021 a partir da próxima quinta-feira (08/04), desta vez, em celebração a poetisas da cena contemporânea no Estado como Suely Bispo, Viviane Mosé e Elisa Lucinda, dentre outros temas. A série vai ao ar até maio, sempre às terças e quintas, ao vivo, às 19h, nos canais do YouTube e Facebook, simultaneamente.

            Na estreia, o destaque será a entrevista com Jhon Conceito, poeta da nova geração capixaba e principal referência em slam no Estado. Criado na periferia de Chigago nos anos 1980, e abordando temas relativos ao racismo, machismo e violência social contra a população pobre, os slams são “batalhas” poéticas, em que os declamadores “disputam” os poemas, que são selecionados pelo público. Os vencedores participam de um circuito nacional, e, na sequência, de um campeonato mundial, realizado anualmente em Paris. 

Poetisas negras

            São, ao todo, 12 programas. O Poesia no Ar homenageia poetisas negras reconhecidas nacionalmente, como Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. A chamada poesia periférica ganha relevância numa entrevista com Sérgio Vaz, um dos idealizadores do Cooperifa, movimento cultural marcante há mais de 20 anos em São Paulo.

            Os famosos saraus do Rio de Janeiro são lembrados em entrevistas com Eduardo Tornaghi, criador Pólen (Poesia no Leme), e Chacal, integrante do movimento CEP 20.000. Há espaço ainda para poesia infantil, com poemas de Cecília Meireles, e para poesia moderna brasileira, com Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Mello Neto, Manuel Bandeira e Manoel de Barros.

            Outros temas da nova temporada são: poesia popular nordestina, com poemas de Patativa do Assaré, Zé da Luz e Jessier Quirino; e poesia concreta, com Paulo Leminski, Arnaldo Antunes e Ferreira Gullar. O Poesia no Ar dedica um programa especial ao saudoso poeta Geir Campos, de São José do Calçado.

Desde 2016

            Criado em 2016 pelos poetas e produtores culturais capixabas Ivny Matos e Fernando Gasparini, o Poesia no Ar produziu mais de 50 vídeos para redes sociais, entre gravações em estúdio e lives no Facebook e Instagram, tendo como foco a interpretação dos versos de autoria dos maiores artistas da literatura brasileira e portuguesa.

            Com presença ativa nas redes sociais, intensificada a partir do cenário pandêmico de 2020, a dupla alcançou diretamente cerca de 10 mil espectadores, com objetivo de criar um produto poético de qualidade cênica, despertando o interesse por uma arte muitas vezes relegada ao campo da marginalidade ou vista como algo desinteressante.

            O programa consiste na interpretação de poemas selecionados, dentro do tema proposto, e de um bate-papo em que se realça os percursos biográficos dos poetas, bem como as impressões e análises, pessoais e afetivas, dos versos declamados. “Estamos comprometidos com o sentido maior da arte, que é de elevar o espírito, despertar uma comunicação baseada na empatia e incentivar a criatividade e o autoconhecimento” assinala Ivny Matos.

            Fernando Gasparini, por sua vez, afirma que “precisamos tirar da poesia o falso véu de que se trata de algo chato ou ultrapassado, e compreendê-la como ferramenta de despertar, para os sentidos mais profundos de nossa existência”. Atuando sempre de forma independente, é a primeira vez que a dupla conta com patrocínio para realização do Projeto, através de Edital da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Serviço:

Programa Poesia no Ar – Temporada 2021

de 08/04 a 18/05, terças e quintas, 19h

com Ivny Matos e Fernando Gasparini

www.facebook.com/programapoesianoar

www.youtube.com/poesianoar

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *