Plantio de árvores e distribuição de mudas marcam início do projeto do HIFA Árvore da Vida

Na manhã da última sexta-feira (11) um ato simbólico foi realizado com o intuito de marcar o início do projeto “Árvore da Vida”, uma iniciativa em parceria com a Associação Qualificar, que visa estimular o cuidado com o meio ambiente e de estimular a adoção de práticas de preservação. Além de deixar a mensagem: se tem algo a se fazer em prol do meio ambiente, que inicie com o nascer de uma vida. 

“A conscientização ambiental deve iniciar desde a infância, e o HIFA se preocupa tanto com o nascimento dos nossos bebês, que foi além do compromisso de trazê-los ao mundo, precisamos também nos preocupar com o futuro de todos eles e estamos dispostos a fazer a nossa parte. Cada mãe que sair daqui tem a responsabilidade de cuidar do seu filho e de plantar uma árvore, um ato importante de valorização da vida e corresponsabilidade com o meio ambiente”, destacou o superintendente do HIFA, Jailton Alves Pedroso. 

Thiago Paterlini, representante da Associação Qualificar, responsável por disponibilizar as mudas, destacou a importância da parceria com o HIFA. “Essa parceria nos mostra que é possível voltar a acreditar que é possível arborizar a cidade ao longo dos próximos anos. Um projeto simples, mas com significado imenso levando em consideração ao impacto que ele terá em nossa cidade. Gostaria de destacar que é com a ajuda da Ultra Comercial Solar e da Moto Litoral que nós conseguimos custear boa parte do projeto”, destacou Thiago Paterlini.

Durante a ação, foi plantada uma muda de Ipê pelas mãos de pessoas dos gestores do HIFA, além do Thiago Paterlini, representante da Associação Qualificar, da Carmen Regina, representante da secretaria municipal de saúde e do colaborador Sr. Edmar. Outras sete mudas também foram plantadas na área do estacionamento do hospital. Estas quem plantou foram colaboradores da instituição. 

“Eu agradeço ao HIFA por ter me chamado para fazer parte desta iniciativa de plantar uma árvore. Eu sempre gostei de cultivar e plantar, talvez por ter vindo da roça a gente aprende a dar valor as árvores. Se cada pessoa em vez de derrubar uma árvore, plantasse uma, o mundo estaria diferente. Eu nunca participei de nada parecido com essa ação, mas fiquei muito feliz por ter contribuído e de ter plantado uma árvore. Que futuramente possa ser um bebê que nasça no HIFA a plantar uma árvore também e futuramente fale para os seus netos que aquela árvore foi plantada pensando no futuro deles também”, disse Paulo Rogério Malegoni Oliveira, colaborador do HIFA do setor de higienização. 

Carimbo da placenta 

Este projeto tem também outra vertente. Proporcionar às mulheres que tem seus bebês na maternidade do HIFA de Guarapari e de Cachoeiro de Itapemirim mais uma lembrança deste dia único: as suas placentas carimbadas em timbrado com a identidade do projeto juntamente com as informações do bebê. 

A placenta recebe carinhosamente o nome de árvore da vida por desempenhar essas funções vitais para a vida do feto e pelo seu formato se assemelhar ao de uma árvore: uma vez que o cordão umbilical seria o tronco, os vasos sanguíneos os galhos e o tecido placentário a copa. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *