Piúma vacina 91% das doses recebidas, não pode ser penalizada por um erro do Sistema Federal no registro dos números

Piúma não pode ser penalizada por um erro que não é dela, a pane é do sistema de registro das vacinas. 91 % das doses recebidas foram aplicadas

Veja o pronunciamento do Secretário Estadual de Saúde

Piúma acabou ficando prejudicada no recebimento do lote de vacinas contra a Covid-19 nesta semana por conta de uma pane no sistema nacional de registro do Ministério da Saúde o SiPNI. Além de Piúma mais 14 cidades no Estado do Espírito Santo.

A cidade de Piúma vacinou 91% das doses recebidas até o momento e não 80% que a Secretaria de Estado da Saúde estipula para enviar os lotes completos de acordo com o percentual de habitantes. Pelo erro do sistema esta semana só chegaram 50 % das doses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Piúma, o município recebeu até o momento 10.884 doses de vacina contra a COVID-19, foram aplicadas 9.817 doses, ou seja, 91%.  Em estoque há 1.067 doses, sendo que 500 são D2 (aguardando a data para aplicação) e 567 doses que estão sendo aplicadas no decorrer desta semana.
O erro Segundo a Secretaria de Saúde é do Sistema do Governo Federal (SiPNI) que não está dando conta e vem apresentando inconsistência, dificultando assim a digitação em tempo real dos imunobiológicos aplicados. Em tempo que frisou que está tomando todas as medidas cabíveis para manter o Sistema atualizado.

A chefe de gabinete da Prefeitura, Lenilce Carvalho frisou que na manhã desta terça foi enviado um oficio direto ao gabinete do Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior informando que os números enviados pelo Ministério da Saúde à Sesa não batem em relação a Piúma. “Fizemos um comparativo dos registros das vacinas em Piúma e estabelecemos um paralelo com os números do sistema federal, não batem. Em tempo, ligamos para o secretário de Governo do ES, Gilson Daniel e ele se comprometeu conversar com Nésio para que reveja, uma que Piúma não pode ser prejudicada. Agora a noite Gilson Daniel nos retornou dizendo que ele já entrou em contato com Nésio e o secretário disse que Piúma não será prejudicada”.   

A Reportagem do Espírito Santo Notícias entrou em contato com a Sesa para que o Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), Nésio Fernandes de Medeiros Júnior justificasse a Secretaria de Saúde do Município de Piúma a distribuição de 50% das doses, uma vez que a mesma justifica PROBLEMA TÉCNICO NA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS, ficando este prejudicado na remessa da vacina esta semana.

Em nota a Sesa informou que a coordenação do Programa Estadual de Imunizações informa que o sistema utilizado para registro das vacinas pelos 78 municípios do Estado é do Ministério da Saúde e que as instabilidades ocorrem quando há atualizações na ferramenta ou manutenção, mas que ele apresenta boa taxa de utilização, funcionando na maior parte do tempo para a inserção dos dados.

Esclarece ainda que a definição do quantitativo de doses enviados aos municípios é referente ao percentual da base de dados no momento de fechamento da distribuição das doses.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, explicou sobre a retenção de doses para municípios com aplicação abaixo de 80% na coletiva desta manhã, a partir do tempo.

15 cidades penalizadas com 50% das doses

Por conta desta inconsistência do Sistema do Governo Federal SiPNI para registrar os números 15 cidades do ES vão receber só 50% de doses de vacina nesta semana. Segundo ampla reportagem da Gazeta os municípios estão abaixo da meta de utilização, estipulada em 80%, e por isso serão afetados pela medida; lotes serão remanejados para outros locais. O que não é real, haja visto que, o Sistema é quem apresentou falha.

Nesta semana, a medida vai atingir, segundo a Secretaria de Estado da Saúde – Sesa, os municípios de Água Branca, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itaguaçu, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, São Mateus e Vargem Alta.

A Sesa já havia orientado, com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), os secretários municipais das 78 cidades capixabas a manter a taxa de utilização das doses recebidas acima dos 80%, em dados disponibilizados pelo Localiza-SUS. Assim, quando o município não atinge a meta estipulada, na distribuição semanal recebe 50% das doses que lhe seriam destinadas.”

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *