Piúma tem uma Embaixadora

O Ifes tem duas alunas selecionadas para o programa Jovens Embaixadores 2018. Uma delas é Miriam Hannah da Silva Dantas

 

 

Duas alunas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram selecionadas para participar do Programa Jovens Embaixadores 2018, promovido pela Embaixada Americana. Júlia Faria Valani, 17 anos, cursa o 3º ano do Curso Técnico em Mineração no Campus Nova Venécia; e Miriam Hannah da Silva Dantas, 17 anos, cursa o 2º ano do Curso Técnico em Pesca no Campus Piúma. As duas e outros 48 estudantes brasileiros farão um intercâmbio estudantil durante três semanas nos Estados Unidos.

Hannah esteve na redação do Jornal e falou com exclusividade sobre essa viagem que fará no dia 09 de janeiro de 2018 aos Estados Unidos da América para representar o Brasil. “Eu sempre fui apaixonada com essa coisa de intercâmbio, conhecer culturas diferentes, quando eu vi a oportunidade que a Embaixada Americana estava pagando, eu corri atrás, são a vários processos, têm de fazer provas in loco, aulas em inglês, eles precisam ver seu curriculum. Procurei muita coisa, um mês antes da inscrição terminar eu vasculhei tudo, foi bem corrido. As provas são in loco, o resto tudo pela internet. Eu sempre tive muita curiosidade. É um sonho, desde pequena eu quis ser diplomata”, disse.

Hannah recebeu a notícia que havia sido selecionada em meio a 23 mil candidatos, no dia 31 de outubro, um dia antes de fazer aniversário. “Foi o presente, dia 09 de janeiro eu embarco. Lá faremos muito trabalho voluntário e tem a parte do intercâmbio, vou morar com uma família americana, vou estudar em uma escola de lá”.

O programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

A viagem para os Estados Unidos está marcada para 12 de janeiro. Durante a primeira semana, o grupo visita a capital do país e seus principais monumentos; participa de reuniões em organizações dos setores público e privado; visita escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em subgrupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.

 

Foto: Hannah reside em Piúma desde 2009, ela vai representar o Brasil na Embaixada Americana / Luciana Maximo

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *