Piúma na rota da 6ª edição do “Pedal Missão Jesuíta 24 Horas”

A cidade de Piúma está na rota do Maior desafio do Mountain bike Capixaba, a 6ª Edição do “Pedal Missão Jesuíta 24 horas”, vai percorrer as Missões Jesuítas do Século XVII, no interior do sul do Espírito Santo, e acontece no dia 17 de julho, sábado, a partir das 5h da manhã, com previsão de chegada às 10h da manhã de domingo, dia 18.

Tanto a partida como a chegada serão no Posto Peisino, na avenida principal de Castelo. O percurso, de cerca de 350 km, corta 12 municípios capixabas e será realizado por 65 ciclistas, moradores de 17 cidades, que farão apenas 10 pequenas paradas para alimentação e descanso, levando cerca de 24 horas ininterruptas, mas nada de cochilar ou dormir. E Piúma está neste circuito.

“Nós daremos todo o suporte aos ciclistas que vão passar por Piúma. Nossa equipe da Secretaria de Turismo estará esperando eles no trevo de Iriri juntamente com a Defesa Civil, onde faremos o acompanhamento deles até a divisa com Itapemirim. Além disso, temos um ciclista piumense, Beto Fernandes, que estará participando do evento representando nossa cidade”, explicou o secretário de turismo, Juares Taylor.

Segundo a organização, essa rota é um caminho desafiador para os ciclistas que chegam a atingir 1.200 metros de altitude em São Bento de Urânia, município de Alfredo Chaves.  A primeira parte do percurso é o mesmo caminho que os padres jesuítas fizeram há quase 400 anos, para fundarem, no ano de 1625, as “Missões dos Montes do Castello”, margeando os rios Benevente e Caxixe.

O trajeto completo terá saída de Castelo, percorrendo as Montanhas Capixabas, passando pelo Vale do Caxixe, ao lado do Forno Grande, Matilde, visitando as igrejas jesuítas em Guarapari (Matriz Velha), Anchieta (Santuário de São José de Anchieta), Itapemirim (Igreja de Nossa Senhora do Amparo), Presidente Kennedy (Nossa Senhora das Neves), retornando a Castelo, cidade da única Missão Jesuíta interiorana em solo capixaba.

Fé, desafio, tradição, história e cultura se encontram na 6ª Edição do “Pedal Missão Jesuíta 24 horas”. “Pela Importância histórica esse caminho apresenta grande potencial turístico, histórico e religioso e vem se tornando uma rota de peregrinação”, conclui o historiador e idealizador do pedal, André Casagrande, que também é ciclista e participa pelo sexto ano consecutivo do evento.

Sobre o evento:

Saída: Dia 17 de Julho às 5:00
Chegada: Dia 18 de julho às 10:00
Município de Castelo, Posto Peisino
Instagram: @pedaljm24h

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *