Piúma inicia nesta semana a vacinação da faixa etária de 60 a 64 anos contra a Covid-19

Piúma recebeu 4.234 doses da vacina contra a Covid-19, vacinou 3.413 pessoas, e nesta semana começa a vacinação da faixa etária entre 60 e 64 anos

A aposentada Gelcira Marinho tomou a vacina no Posto Niterói

O coordenador de Vigilância em Saúde de Piúma, Ruan Miranda Viquetti respondendo a um questionamento do jornal a respeito da transparência em relação a vacinação contra a Covid-19 na cidade, informou neste sábado, 10 a quantidade de doses recebidas, assim como as aplicadas, na primeira e na segundados e as faixas etárias.  

Convém ressaltar que o Portal Espírito Santo Notícias sempre foi porta voz da população. Recebe diariamente várias denúncias, reclamações e solicitações. Nesta semana passada recebeu um pedido de esclarecimento de uma servidora pública sobre os números que envolvem a vacina.

“Bom dia Luciana.  Então, você por acaso já fez algum levantamento sobre o andamento da vacinação por faixa etária por micro área de bairros?   Tô falando isso porque não temos a divulgação mais detalhada pela Secretaria de Saúde/Prefeitura sobre o término e/ou começo das faixas em determinado bairro ou local.   Acho que deveria ter mais transparência sobre esses números, porque pelo que sei, tem determinadas faixas que nem terminaram de ser atendidas.  E tá muito confuso saber se é primeira ou segunda dose. E parece que só tão vacinando as terças e quintas, enquanto tem município que vacina até fim de semana.  Acho um absurdo, considerando a urgência.  Na minha opinião tá faltando transparência na coisa”.

A servidora não será identificada para não gerar constrangimento, mas o portal foi em busca destas informações.

De acordo com coordenação da Vigilância em Saúde de Piúma 4.234 doces da vacina chegaram à cidade. Destas, 3.413 foram aplicadas, sendo 2.908 pessoas que receberam a primeira dose e 505 pessoas tomaram a segunda dose.

Das pessoas que receberam a primeira dose, 556 são profissionais da saúde, 2.352 idosos de 70 anos ou mais. Já os vacinados que receberam a segunda, 242 trabalham na saúde e 263 idosos com 70 anos ou mais.

Tão logo o Portal tornou público os números da vacina em Piúma, um seguidor do jornal perguntou: “as 821 doses da vacina que estão faltando quando serão aplicadas”.

Mais uma o Portal foi em busca de resposta e o secretário de Saúde, Gustavo Meirelis explicou que as 821 doses chegaram na sexta-feira, 10, e estão armazenadas para serem aplicadas nas pessoas que que compreendem a faixa etária de 60 a 64 anos e para a segunda dose daqueles que já tomaram a primeira. “Toda vez que tiver um valor em estoque, a gente não está segurando vacina nenhuma, estamos com uma taxa de 80% de vacinação na semana do quantitativo que a gente recebe. Estou orientando cada vez mais o setor de imunização de colocar 100% na rua, toda vacina que chega vai pra rua. A única que fica em geladeira especifica é a segunda dose para aqueles que já tem a reserva para eles tomarem a segunda dose”, ressaltou o secretário de Saúde.

Remédios no hospital

O secretário de Saúde disse que o Hospital de Piúma vai voltar a entregar os medicamentos a população

Em tempo, o secretário de Saúde, Dr. Gustavo Meirelis respondeu ao questionamento da jornalista a respeito da possibilidade de Piúma voltar a dispensar medicamentos no hospital Nossa Senhora da Conceição, nos fins de semana e feriados.  

Luciana perguntou porque estes medicamentos não são dispensando no Hospital de Piúma para quem não tem como comprar

“Você fez um pedido que eu e Paulo já tínhamos imaginado desde o dia 22 de fevereiro quando entramos. Estamos só organizando para fazer acontecer que é a entrega de medicamentos básicos da nossa farmácia no Hospital. Todo paciente que for atendido no Hospital já sai com remédio, nos próximos dias ou no próximo mês a gente pretende colocar isso em prática, isto já é uma coisa que estamos viabilizando. Primeiro ter os estoques reposto daqueles medicamentos que temos ausência, que acabaram, na hora que a gente conseguir regularizar tudo isso e eu já fiz o processo de abertura de compra de todos os medicamentos então vamos conseguir colocar a entrega no Hospital, já temos um farmacêutico 24 e aí sim vamos conseguir ajudar a população que mais precisa”, frisou Gustavo.   

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *