Piúma, a um passo da castração de animais de rua e animais domésticos das famílias inscritas no CAD Único

A Lei foi aprovada na Câmara por unanimidade e agora Piúma conta com um Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos – castração

A secertária de Meio Ambiente Sofia Nogueira explicou como vai funcionar o Programa de castração de animais

A Prefeitura Municipal de Piúma através da Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA firmou Contrato com empresa especializada para execução de serviços veterinários, e procedimentos cirúrgicos de castração de animais domésticos, em atendimento ao Programa de Controle Populacional e a posse responsável de cães e gatos (PCPCG), em conformidade a lei municipal N° 2.339/2019.

De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Sofia Nogueira, a Castração de animais de pequeno porte é o ponto inicial para solucionar a médio prazo, diversas outras problemáticas encontradas no município, como a grande população de animais nas ruas, proliferação desenfreada desses indivíduos, abandono e maus tratos, e a propagação de zoonoses.

Ressaltou a secretária que, após desistência da primeira colocada vencedora do certame 027/2020, a Clínica Veterinária “CARA DE CÃO”, situada em Cachoeiro de Itapemirim, assinou contrato com a Prefeitura Municipal de Piúma para realizar um total de 320 castrações de animais de pequeno porte, sendo estes caninos macho e fêmea e felinos macho e fêmea. “O transporte desses animais será de inteira responsabilidade da empresa, cabendo aos tutores apenas a locomoção dentro do município até o local pré-estabelecido pela SEMMA durante o agendamento”, frisou Nogueira.

O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos – CPCG tem como público prioritário a castração de animais tutelados por famílias de baixa renda, devidamente inscritas no Cadastro único – CAD Único e que serão cadastradas pela SEMMA.

Destacou a secretária

A Seleção das famílias se dará em ordem de bairros, iniciando por aqueles que possuem maior incidência de animais. Posteriormente, a SEMMA anunciará cronograma oficial de cadastro de animais para participar do Programa.

Também serão castrados animais tutelados por entidades de proteção animal, ou protetores de animais individuais com trabalho reconhecido no município, e que serão cadastrados pela SEMMA, “dessa forma o programa abrangerá também a castração de animais de rua”.

“Além das castrações, também faz parte do PCPCG campanhas de conscientização quanto a posse responsável de animais e contra os maus-tratos, assunto que a SEMMA recebe diariamente diversas denúncias. Palestras educativas serão ministradas para todos os tutores participantes do programa, podendo também serem abrangidas todas as comunidades pelas quais o programa passará”, informou Nogueira.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que esse é apenas o início de um projeto que sem dúvidas será duradouro, podendo abranger futuramente outras demandas inerentes ao tema.

Para dar início ao Programa de Castração Municipal, foi realizada reunião com os protetores de animais do município, afim de cadastrar e quantificar os animais que estarão sob tutela deles para participar do programa.

Próximas etapas cadastramento nos bairros, iniciando por aqueles com maior incidência de animais. O cronograma oficial dos dias de cadastro será divulgado em breve pela Semma.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *