Pescadores poderão ser habilitados mestres no Ifes Campus Piúma após Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Marinha

Um marco para a pesca, o Ifes Campus Piúma volta a ministrar cursos para habilitar profissionais do mar, o Acordo foi assinado nesta quarta com a Marinha – Fotos Ifes Piúma

Acordo de Cooperação Técnica assinado na manhã desta quarta no Auditório do Ifes – Autoridades presentes

O Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes Campus Piúma e Marinha do Brasil assinaram na manhã desta quarta-feira, 22, Acordo de Cooperação Técnica passando a instituição na Cidade das Conchas a acreditação, pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil para ministrar cursos para Aquaviários do 3º Grupo-Pescadores. Indiscutivelmente, um marco para os profissionais da pesca e para a sociedade.

Para o diretor do Ifes Campus Piúma, Marcelo Polese é um momento muito importante para o setor produtivo pesqueiro, porque o Instituto Federal conseguiu firmar um Acordo de Cooperação com a Marinha onde o Ifes vai poder ministrar os cursos de formação para os pescadores. “Um curso que habilita os pescadores junto as autoridades marítimas e trabalhistas a exercer sua atividade profissional, seja na atividade laboral do pescador ou atividade de comando de embarcações de pesca. Estarão habilitados a fazer manobras e serem mestres de embarcações”, disse.

Assinan o Reitor Jadir Perla e o diretor Marcelo Polese

O coordenador do Ensino Profissional Marítimo do Ifes em Piúma, Engenheiro de Pesca e Professor Victor Hugo, informou que historicamente quem ofertava os cursos de qualificação era a Marinha do Brasil, mas a demanda era muito maior que a oferta, não conseguindo atender o setor por completo. Através de um trabalho de articulação institucional, alguns institutos federais ligados ao setor pesqueiro celebraram Acordos de Cooperação Técnica – ACT onde passaram a ser acreditados a ofertarem tais cursos.
“O Ifes Campus Piúma atendendo mais uma vez a demanda da comunidade buscou celebrar este ACT, no sentido de minimizar esta demanda que é latente referente a oferta destes cursos profissionais para os pescadores”.

Um marco para o setor produtivo, é uma devolutiva que o Ifes Campus Piúma oferece e entrega para a sociedade, em especial para os pescadores, os guerreiros, mestres e doutores do mar, são eles. “É uma entrega muito especial e muito simbólica por estarmos no mês de comemoração ao dia dos pescadores, frisou Victor Hugo.

Diversas autporidades marcaram presença na cerimônia entre estas, o diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho

Vitor Hugo destaco a importância das relações institucionais, o alinhamento entre as instituições em prol do bem comum, que é a profissionalização. Envolveu Marinha do Brasil, Governo do Estado, o Governo Federal – representado pelo Instituto Federal do Espírito Santo.  Em tempo parabenizou a Associação de Pescadores e Armadores da Pesca do Distrito de Itaipava pela luta e pelo comprometimento com a causa dos profissionais do mar. Agradeceu a Solange Fautino, secretária executiva da Apedi.

Momento histórico para a pesca

Oportunamente, Solange Fautino assegurou que há uma demanda grande e não estava sendo ofertada os cursos de forma contínua para os pescadores no sentido de qualificar e profissionaliza-los e entregar a habilitação para exercerem as atividades de pesca. O que fazia com que eles atuassem clandestinamente. Estamos trabalhando desde 2015 para que nossos mestres deixassem de ser clandestinos e sejam profissionais habilitados, fizemos o projeto, convidamos o Ifes. Hoje nós deixamos de ser clandestinos para sermos comandantes das nossas embarcações. Estamos desde 2006 esperando este momento. É um marco para a nossa comunidade pesqueira. Deixamos de ser clandestinos para sermos profissionais do mar. O pescador é um guerreiro. Esta é uma batalha vencida”, frisou Solange.

Victor Hugo, Coordenador do Ensino Profissional Marítimo do Ifes, Lucila Lopes representando a Colônia Z10, Solange Fautino, secertária Executiva da Apedi e Marcelo Polese- Diretor do Ifes Campus Piúma

ACT

Este é o segundo ACT assinado entre a Marinha do Brasil e o Ifes – Campus Piúma. O primeiro foi assinado em 2015, tinha o mesmo objetivo e contou com a importante participação da Associação dos Pescadores do Distrito de Itaipava nas negociações com a Marinha do Brasil para assinatura do Acordo de Cooperação.

Com a assinatura deste novo termo, devido ao vencimento do assinado em 2015, o Ifes – Campus Piúma volta a poder ofertar aos pescadores e pescadoras os cursos de Formação Profissional para Aquaviários – Pop e Pep.

Destaca-se que o ACT é fruto de um processo de diálogo com o setor pesqueiro e teve construção coletiva e participativa da APEDI Associação de Pescadores e Armadores da Pesca do Distrito de Itaipava.

Presenças

Marcaram presença na Assinatura do Acordo de Cooperação com a Marinha o Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, professor Jadir José Pela, o diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho, o diretor-geral do Campus Piúma, professor Marcelo Fanttini Polese, o Coordenador de Aquicultura, Pesca e Produção Animal da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEAG, Alejandro Garcia-Prado, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca de Piúma, Renan Bassul Misságia, representando o prefeito Paulo Cola, o presidente da Federação das Colônias e Associações de Pescadores do Estado do Espírito Santo – Fecope, Carlos Roberto Belônia, Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, professor Geraldo Márcio Timóteo, Analista Sênior de Relações Institucionais em com Comunidades da Samarco, Lídia Praça, Associação de Pescadores e Armadores da Pesca do Distrito de Itaipava – APEDI entre outras autoridades.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *