Pérolas do vereador de Anchieta Beto Caliman

Pérolas do vereador Beto Caliman de Anchieta caem na boca do povo/ As fotos são todas ilustrativas retiradas do Google.

Considerado polêmico, destemido, lutador em favor do povo, brigão pelos ideais justos, defensor ferrenho do transporte dos universitários, cheio de ideias, pronto a qualquer momento para buscar formas de ajudar a cidade a sair da crise e, com uma alma de poeta popular o vereador Beto Caliman de Anchieta vem roubando a cena na mídia capixaba. É comum ver depois da terça-feira nos jornais de maior circulação do estado, fragmentos de seus ditos populares, às vezes acompanhando de ilustrações satíricas.

Beto lança mão de comparações metafóricas sempre muito engraçadas, às vezes parece usar mais a catacrese, figura de linguagem que se assemelha a uma metáfora mais pobre, mais de fácil de entendimento. O público sempre aplaude a cada comparação feita pelo vereador na Casa de Leis. Nas redes sociais viralizam, nos bares, salões de belezas, nas peixarias, sempre alguém brinca com um dito de Beto. Veja abaixo algumas dessas pérolas, que o povo fica esperando a cada sessão na Câmara.

 

Casou-se com a viúva…

Esta faz muito sucesso até hoje. Beto disse em relação as eternas reclamações dos secretários do prefeito Fabricio Petri: “Quem casou com a viúva, assume, ela e os filhos”. Beto explica que na briga para se eleger todos falam que podem fazer melhor e depois que vencem, principalmente no caso de Anchieta, alguns secretários municipais reclamam e só pensam em cortes de serviços para a população.  “Chega de chororô de situação financeira, temos que trabalhar para trazer recursos para Anchieta”.

 

Tô fraco, tô fraco…

Esta teve até trilha sonora, com a música de Ivete Sangalo “A galinha d’ Angola”. Beto disse que o prefeito pilota um avião, rumo a 2020, com a tripulação, no caso alguns secretários gritando igual galinha d’angola: “tô fraco, tô fraco”. Beto Caliman explicou: “Espero que o piloto/prefeito segure bem o comando deste jumbo, e não se perca com tanta galinha d’ angola gritando: tô fraco tô fraco”.  Em uma clara alusão as reclamações municipais que não tem dinheiro para nada.

 

Carro velho

Esta foi mais recente, Beto Caliman no plenário da Câmara frisou que fica difícil vender a cidade de Anchieta para empresários montarem suas empresas: “quem vai querer comprar um carro velho com motor fundido (cuidado ai revisão, para não tirar o “n”), com pintura queimada. Toda hora tem uns secretários dizendo que Anchieta está falida: “Eu jamais compraria um carro assim. Anchieta é uma cidade com logística e totalmente viável para investimentos”, disse o vereador Beto Caliman.

 

Jacaré comido por…

Na eleição o prefeito Fabrício Petri (PMDB), teve como símbolo do seu partido o PMDB (15) o jacaré no jogo do bicho. Como para Beto alguns da cúpula da prefeitura, que ajudam o prefeito, são verdadeiras cobras, o poeta do povo sacou essa na última sessão com a casa lotada: “cuidado prefeito, jacaré que anda com cobra é comido pelas serpentes”. Estas vêm sendo o tema das conversas nos bares, salões de beleza, igrejas e outros points anchietenses, avançando para todo o Estado.

Na verdade este estilo de comunicação criado por Beto Caliman foi uma maneira de dizer que apesar de ser uma autoridade pública municipal, não se distanciou do “povão”: “sou o mesmo de sempre, vou a botecos, feiras, festas, mercado de peixe e outros. Sigo sempre o mesmo. Por isto falo a linguagem do povo, pois sou um deles e os represento na Câmara”, finaliza Beto.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *