Parceria de milhões: Projeto desenvolvido em Programa de inovação do Findeslab ganha versão inédita

Já não é novidade para ninguém que o Findeslab, o hub de inovação da Findes, vem transformando projetos inovadores em conquistas. A prova disso é que o primeiro Programa de Empreendedorismo Industrial, lançado em 2019, já vem apresentando resultados para aquelas startup e empresas que participaram. É o caso do projeto da startup capixaba Dersalis em conjunto com a Shell. 

Recentemente, a empresa fechou um contrato de R$ 11 milhões com a Shell para desenvolver um “gêmeo digital” dos colaboradores de plataformas de petróleo offshore, tecnologia que promete aumentar a segurança e produtividade dos operadores. 

Mas de onde surgiu esse “gêmeo digital”? 

No Programa de Empreendedorismo Industrial de 2019, a Dersalis desenvolveu uma pulseira inteligente que possibilitasse a Shell Brasil gerir a saúde e identificar situações que sinalizassem o estado de fadiga e riscos de queda dos profissionais em setores de petróleo, gás e energia. 

O projeto conta com inteligência artificial para prever com antecedência eventos que geram riscos humanos, por meio da análise de dados vitais em tempo real. A partir do envio de alertas, mesmo em locais sem conectividade, a pulseira inteligente consegue interagir diretamente com o profissional ao informar estágios gradativos de cansaço e até movimentos bruscos, evitando acidentes de trabalho. 

Agora, a Dersalis vai integrar essa tecnologia a outras plataformas para fornecer um sistema inédito à Shell: o “Digital Twin dos operadores”. Essa espécie de “gêmeo digital” será criado por meio do sistema capaz de analisar e transformar sinais vitais em recurso para gestão de segurança e produtividade em tempo real nas plataformas de petróleo. 

Projeto recebeu prêmio internacional 

Vale destacar que esse mesmo projeto da pulseira inteligente também venceu o prêmio internacional Gartner Power of the Profession Supply Chain Awards 2022, ficando em primeiro lugar na categoria People Breakthrough of the year, com o projeto “Uso do Smartwatch para segurança e cuidado dos funcionários”. 

“É com esse propósito, de criar soluções para impulsionar negócios e com foco na inovação aberta, que atua o Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial. São resultados como esses, que acreditamos cada vez mais no poder da inovação aberta, e como ela transforma”, afirma a Naiara Galliani, gerente de inovação do Findeslab. 

As indústrias estão de olho 

Uma outra solução desenvolvida no Programa de Empreendedorismo Industrial 2020 do Findeslab anda despertando interesse nas indústrias. O projeto da startup IndustriALL para a Samarco foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a eficiência da indústria e otimizar cronogramas de manutenção. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *