Papo de Responsa, projeto da Polícia Civil visita a Escola Manoel dos Santos Pedroza em Niterói e envolve os alunos

A palestra é um diálogo que prende os alunos do início ao fim e o objetivo é prevenir a violência na base. Piúma recebeu hoje o Projeto da Polícia Civil. Fotos: Luciana Maximo

Os alunos se encantaram com o Papo Responsa

Os alunos do 6 ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Manoel dos Santos Pedroza, no bairro Niterói, em Piúma foram surpreendidos na tarde desta segunda-feira, 20, com uma viatura da Polícia Civil parada em frente ao Colégio. Eles uma visita inesperada na escola. Inicialmente, eles ficaram ansiosos com o que a delegada da Polícia Civil – PC, dra. Rosane Cysneiros e sua equipe estaria fazendo por lá com o gerente do projeto Alessandro Nascimento da Victória. e Luciene, agentes de Vitória. Era o Projeto Papo de Responsa.

Secretária de Educação Mara Marcarini e a equipe da Polícia Civil – Foto divulgação/PC

Um bate papo com a participação da delegada de Piúma que respondeu a perguntas dos alunos após o diálogo conduzido por Alessandro e Luciene que estão percorrendo as escolas públicas em todo Espírito Santo com o Projeto Papo de Responsa que leva informações sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência.

A iniciativa em trazer o projeto para Piúma partiu da delegada Rosane Cysneiro que defende a tese que é preciso cuidar da base do Município objetivando um futuro melhor para seus jovens e adultos. Ela encaminhou ofício a secretaria de Educação solicitando as escolas para que os agentes da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadeppol) possam levar o Papo de Responsa até os estudantes. O projeto é desenvolvido pela Acadepol-ES e tem o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens. A ideia é fazer com os estudantes compreendam que a Polícia tem um papel importante na sociedade que vai muito além das abordagens, investigações e prisões.

Agatha sonha em ser policial

“É uma satisfação para nós estarmos aqui na escola. É um projeto de base para trazer conscientização, para tirarmos estes alunos da situação de vulnerabilidade porque a escola é um lugar de águias voarem, que foi o que foi dito nesta tarde, que eles sairão águias, que voarão alto no mercado de trabalho, para uma vida familiar plena, para distribuir esta ideia do Papo de Responsa. A nossa proposta é percorrer outras escolas do município, não são as municipais como também a estadual”, ressaltou a delegada Rosane.

O investigador Alessandro Nascimento, gerente do Projeto disse que o principal objetivo do Papo de Responsa é prevenção a violência e expectativa é ampliar o projeto e levar a proposta para as delegacias. “Estamos visitando as escolas, recebemos o convite de Piúma falando sobre prevenção a violência, trazendo motivação para estes meninos, sobre a capacidade de sonhar, sobre a questão das drogas que tem afligido tantos as crianças e as famílias. Estamos dialogando com a juventude, o diálogo é o melhor caminho para trazermos uma solução efetiva. A Polícia tem ficado muito longe desta juventude, o Projeto é uma forma de estar junto, chegar antes para que depois não possamos recebê-los nas delegacias”, salientou.

A secretária de Educação de Piúma, Mara Marcarini marcou presença no Papo de Responsa, apoiou a iniciativa da Polícia Civil e agradeceu a visita dos investigadores na Escola Manoel dos Santos Pedroza. “É uma parceria que nós sempre precisamos. Ainda bem que temos uma delegada maravilhosa e ela quem agendou. Vamos ter outros momentos deste Papo ir para as escolas. É um papo diferente, a gente nem sempre ver o policial de uma forma diferente. Temos de tirar o preconceito que muitos têm em relação a Polícia repressiva, que faz abordagem. Somos muitos gratos a Polícia Civil e estamos de portas abertas para levar o Papo De Responsa a todos os nossos alunos”, assegurou a secretária.

“Pô águia anda com águia. É verdade. Tipo assim, se você tiver voando com uma águia você consegue voar muito mais alto e chegar muito mais longe”, disse Paulo Cesar, aluno do 7º ano, que estava super feliz após a palestra.    

Convite

O Papo de Responsa funciona através de convite, a Escola é precisa enviar uma solicitação para o e-mail para [email protected] e a equipe vai até a escola fazer a visita. A delegada junto com a Secretária de Educação organiza as próximas visitas em Piúma. “Precisamos estar juntos deles, segurança pública não se faz só com a polícia, segurança pública é união. Educação, polícia, todos unidos para trazermos uma paz maior”, disse Alessandro.      

O Papo de Responsa também iria dialogar com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Vargas Scherrer, também na tarde desta segunda-feira, 20, porém foi suspendo por conta da comoção da morte do professor, mas será marcada outra data garantiu a delegada.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *