Publicidade

Outubro Rosa em Piúma: continuam os exames preventivos e palestras de Conscientização

Outubro Rosa em Piúma: continuam os exames preventivos e palestras de Conscientização

Desde o dia 14 desse mês, a Prefeitura de Piúma vem ofertando uma série de exames preventivos e palestras de conscientização sobre a importância do auto exame na detecção do câncer de mama. São eles: exames cito patológicos de colo de útero (preventivo) e coleta de testes de DST’S (doenças sexualmente transmissíveis). As atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Para a médica Thaynara Oliveira, o mês de outubro é um símbolo para que não fique esquecido que é preciso ter cuidado com o câncer de mama e fazer o autoexame. “A mulher precisa ter o cuidado anual de se tocar, ninguém melhor que a própria paciente para se conhecer. Ao se tocar, sentir que está endurecido, ou uma alteração na pele, ou uma dor embaixo da axila, tem de autoexaminar e procurar atendimento, e, mesmo aquela que não tenha nada alterado no exame físico tem que fazer anualmente, ou a cada dois anos, e, dependendo do histórico familiar e da idade para fazer a prevenção e evitando este câncer que tanto mata aqui no ES”, frisou a médica da unidade de Niterói.    

Após o mês de outubro, a mulher que desejar fazer o exame preventivo deve procurar a agente comunitária do bairro para que seja agendado. “Tem que fazer o preventivo”.

Movimento

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, câncer do colo do útero e saúde da mulher em geral. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Nos estágios iniciais, a doença é assintomática, por isso a prevenção é a melhor saída.

O câncer de colo do útero pode ser diagnosticado em mulheres com idade entre 35 e 44 anos, sendo que a idade média no momento do diagnóstico é aos 50 anos. Raramente se desenvolve em mulheres com menos de 20 anos. Mais de 20% dos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados em mulheres com mais de 65 anos. No entanto, esses cânceres raramente ocorrem em mulheres que realizam exames regulares de rastreamento para câncer de colo do útero antes dos 65 anos.

BOX

A amamentação é uma grande aliada: estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama diminui de 4,3% a 6% a cada 12 meses de duração da amamentação. Fazer atividades físicas com frequência, manter uma alimentação saudável, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar também são fatores que contribuem para o controle da doença. É recomendado que mulheres sem sintomas ou sinais de doença com idade entre 50 a 69 anos façam o exame a cada dois anos.

Para ter acesso aos exames, as interessadas devem agendar os atendimentos previamente nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, nos seguintes dias e horários:

ESF Vitório Bossato (Centro)- 14/10 e 23/10 das 8 às 16 horas. TEL: 35205627

UBS Portinho – 08/10 e 29/10 das 7 às 16 horas. TEL: 35205963.

ESF João Batista Cândido (Céu Azul) – 19/10 e 23/10 das 13 às 16 horas.

ESF Nova Esperança 08/10, 15/10, 22/10, 29/10 das 7 às 11 horas.TEL: 35202827.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade