OPINIÃO: Setembro: Vermelho, Amarelo e Verde

Bruno Silveira é articulista e aborda este mes as prevenções de setembro

O mês de setembro tem múltiplas campanhas de conscientização que compõem um verdadeiro sinal de trânsito. VERMELHO para PARAR pra cuidar do seu coração. AMARELO para dar ATENÇÃO à prevenção do suicídio. E VERDE para SEGUIR em frente com o incentivo e a conscientização da importância da doação de órgãos.

O Setembro Vermelho é para alertar para a necessidade do cuidado com as doenças cardiovasculares. Os problemas no coração são responsáveis por um terço das mortes no mundo, cerca de 18 milhões de pessoas todo ano. A prevenção é essencial para evitar os problemas do coração. É necessário cuidar da alimentação, evitar gordura e o excesso de sal, praticar exercícios físicos regularmente, consultar um cardiologista pelo menos uma vez por ano e realizar exames laboratoriais de rotina.

O Setembro Amarelo aborda o combate ao suicídio e a conscientização sobre a depressão, doença considerada o mal do século pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e que atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das principais organizações, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção contra o suicídio, para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Você pode conversar com um voluntário do CVV, ligando para 188 de todo o Brasil, 24 horas e todos os dias de forma gratuita. Se você preferir, pode utilizar o atendimento por chat e email pelo site: https://www.cvv.org.br/ligue-141/

O Setembro Verde visa incentivar e conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. Atualmente, no Brasil, mais de 34 mil pessoas esperam por um transplante, sendo o rim o órgão mais aguardado pela maioria dos pacientes. A taxa de doadores tem aumentado, porém a média ainda é considerada baixa. 1 pessoa é capaz de salvar até 25 vidas com a doação de órgãos.

De todas as campanhas de setembro podemos tirar uma única maravilhosa coisa em comum: salvar vidas, seja a sua ou a do próximo!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *