OPINIÃO: DIREITA OU ESQUERDA?

Doutorando em Teologia (PUC-RJ) – Professor produtor de conteúdo para o Ensino Superior e no Centro de Mídias de Cariacica (ES).

Entendo que colocar em xeque a espiritualidade das pessoas em função de seu posicionamento político é prática típica de mente preguiçosa, para não dizer alienada. Por vezes, uma atitude pobre, muito pobre. Os espectros da esquerda e da direita no Brasil são amplos e identificar-se com um deles não necessariamente significa concordar com TUDO que ali se defende.
Permita-me citar meu exemplo pessoal: me inclino mais à direita, mas abomino o bolsonarismo. No entanto, tenho amigos declaradamente bolsonaristas, com os quais dialogo e encontro plausibilidade em diversos de seus argumentos. E os respeito como cristãos verdadeiros, ainda que, em linhas gerais, considere o bolsonarismo anticristão em diversos aspectos.

Infelizmente, vejo com frequência crentes nas redes sociais atacando outros irmãos que tem posicionamentos políticos diferentes dos seus. A meu ver, pecam duas vezes: ao fazerem juízo de valor da espiritualidade do outro e ao associarem a espiritualidade do outro a um posicionamento político, quando não, à figura de Bolsonaro.

Pergunto: Bolsonaro agora é padrão de Cristianismo? E as pautas sociais defendidas pela esquerda em favor do pobre, dos que não tem acesso à educação e à defesa de direitos de minorias sociais? E as pautas de direita que legitimam uma aplicação mais justa da Lei numa sociedade marcada por corrupção e impunidade? Não são ambas as reivindicações legítimas? E o caráter do indivíduo? Não conta? O caráter e a vida de uma pessoa têm menos peso, agora, do que a sua escolha política?

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *