Oficinas de artesanato competitivo têm inscrições abertas

Design, criatividade e formação de preço estão entre os temas das atividades

 

As tendências e demandas de mercado do artesanato serão tema de capacitações para os profissionais que trabalham no ramo, em Cachoeiro de Itapemirim. A prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai oferecer, neste mês e em junho, palestra e oficinas gratuitas que permitem a atualização dos artesãos em diversos aspectos da atividade.

As inscrições estão abertas e vão até a próxima terça-feira (14). Elas podem ser feitas pelo telefone 3155-5345, se segunda a sexta, das 9h às 18h, ou na Feira de Artesanato, até sexta (10), no mesmo horário. É importante levar os documentos pessoais, como Carteira de Identidade e CPF.

Os inscritos vão participar de palestra, na próxima quarta (15), das 14h às 16h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), com o tema “Artesanato Competitivo”, ministrada por Marlus Pires. O palestrante abordará, de forma geral, os temas das oficinas, incluindo questões como a necessidade de manter a competitividade e as novas demandas. Ao todo, serão 80 vagas.

Posteriormente, serão realizadas seis oficinas, com 25 vagas, que terão temas diversos, como design, criatividade, identidade, embalagem, formação de preço, gestão de negócios e comercialização. Elas acontecerão, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), a partir do dia 22 de maio e vão até dia 26 de junho, sendo que cada uma tem oito horas de duração: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. Ao final, todos os que participarem de todas as oficinas receberão certificado do Sebrae.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli, é preciso fazer parte do crescimento e do avanço dos artesãos cachoeirenses, buscando ações e parcerias, como a palestra e as oficinas que serão ofertadas.

“Lançar um produto no mercado artesanal exige, agora, um novo conhecimento, além da técnica dominada: é preciso entender o mercado, as tendências e as demandas. Vivemos em um mundo tecnológico, com novas formas de comunicação e comercialização. Ser competitivo hoje é uma questão de sobrevivência. Não basta ser bom naquilo que se faz; é preciso saber vender esse diferencial e saber conquistar o coração e a mente das pessoas”, frisa.

Oficinas de Artesanato Competitivo (8h de duração, cada)
Local: auditório da Semdec (Museu de Ciência e Tecnologia – bairro Independência)

Oficina 01 – Design e Criatividade –  Dia: 22/05
Oficina 02 – Design e Identidade  – Dia: 29/05
Oficina 03 – Design e Processos  –  Dia: 05/06
Oficina 04 – Design e Embalagem  – Dia:12/06
Oficina 05 – Gestão e Formação de Preço  – Dia: 19/06
Oficina 06 – Gestão e Comercialização – Dia: 26/06

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *