O que muda com a chegada da rede 5G no Espírito Santo

O Espírito Santo está prestes a receber uma nova tecnologia nos próximos meses, a velocidade 5G de conexão móvel. A Vivo, por exemplo, informou que trabalha com cronograma para liberar a faixa 3,5GHz nas capitais do país em julho deste ano. Já a TIM tem Vitória no cronograma para a navegação da faixa de 3,5GHz, prevista para começar a ser liberada em junho.

Muito se falou sobre a tecnologia nos leilões do ano passado, mas você sabe o que muda na prática para os usuários e o que é o 5G? De forma prática, ela é a evolução do 3G e do 4G e, dessa forma, oferecerá conexões com maior velocidade e estabilidade, além de uma cobertura mais ampla. Atualmente, algumas operadoras já oferecem a velocidade 5G DSS em algumas cidades. Esse é um modelo de transição que compartilha com a rede 4/4,5G para proporcionar novas velocidades de transmissão, o que já dá um gostinho do que será navegar de forma ultrarrápida.

Com a ultravelocidade na transmissão de dados oferecida para o usuários – 10 vezes mais rápida que a rede 4G – e baixa latência (tempo de processar as informações), é possível aumentar o volume de dispositivos conectados simultaneamente o que vai permitir o maior desenvolvimento da internet das coisas e também beneficiar o avanço da indústria 4.0 e da telemedicina.

Outras possibilidades do futuro que estarão cada vez mais perto são as casas conectadas, carros conectados, cidades inteligentes e realidade aumentada. A chegada do 5G permitirá também o uso da tecnologia Fixed Wireless Access (FWA), ou seja, um acesso sem fio para disponibilizar banda larga fixa a partir da rede móvel.

Para quem gosta de se antecipar às novidades é preciso ficar atento, pois para poder se conectar à nova velocidade é preciso ter um aparelho compatível com o 5G. No caso dos telefones da Apple, são compatíveis com 5G do Iphone 12 para os mais recentes. A Samsung também tem opções mais novas como S21, S21 Fe e A52s.

E será preciso mudar de chip ou plano para ter acesso? Na Vivo, por exemplo, quem tem chip 4G já vai ter acesso à velocidade caso tenha celular compatível quando estiver disponível. Já na 5G SA será necessário trocar o chip. A Claro e a TIM foram procuradas, mas ainda não responderam.

Para Edgar Segundo Monteiro, Especialista na Gerência de Educação Profissional do Senai ES, a velocidade oferecida pela rede suporta um maior volume de dados armazenados na nuvem, o que favorece o desenvolvimento da indústria 4.0 e também da telemedicina.

“A conexão vai trazer mais segurança para cirurgias remotas. Em cirurgias feitas por robôs, por exemplo, não pode ter falha de conexão”, detalha.

Edgar lembrou ainda da possibilidade dos carros inteligentes e das casas conectadas e ainda do desenvolvimento das cidades inteligentes. A tecnologia ajuda na mobilidade urbana com análise de tráfego, videomonitoramento e outros.

E para quem trabalha com tecnologia também é uma oportunidade de mais trabalhos na área. Edgar, que trabalha com formação de profissionais em tecnologia, acredita que a chegada do 5G vai aumentar a mão de obra em TI e também pode possibilitar novos perfis profissionais. Por isso, funcionários que já atuam também devem precisar de atualização com a chegada de novos equipamentos voltados ao 5G.

Fonte: site es360

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *