O lixo na sua porta vai continuar…

Peço perdão para as pessoas que colocam o lixo na lixeira ensacolado e os que pedem a caçamba antes de jogar o entulho na rua.

Eu serei muito sincera neste texto. E você concorda se quiser, se não quiser, nem leia. Mas é o que eu penso.

É culpa de quem o problema do lixo na sua porta? O problema do entulho? Já parou para pensar.

É culpa da prefeita que pegou a Prefeitura com uma empresa que fazia o serviço meia boca? Empresa que levou pra cadeia Amanda Quinta, o noivo, afastou o prefeito Ricardo e deixou um rastro em outros municípios.

Tá, e daí?

A prefeita de Piúma dona Martha Scherres quando assumiu a gestão nomeou o secretário Raniery Miranda, na secretaria de Obras e ele com o aval dela rescindiu o contrato com a Limpeza Urbana. A tal da empresa que é acusada de pagar propina a políticos. Tudo bem! Imediatamente fizeram uma contratação de emergência de uma empresa de São José dos Calçados. Lembra-se?

A licitação deu problema, virou uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, na Câmara de Vereadores. E os vereadores, fizerem o quê? Dizem que fizeram denúncias no Ministério Público – MP, no GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais no ES e acho que até no Tribunal de Contas.

E daí, o lixo continua na porta, na rua, espalhado. E o entulho.

Ah, o caminhão que é contratado para pegar o entulho está recolhendo o lixo, sabia? É culpa de quem?

A prefeitura chamou a empresa que ficou em segundo lugar na licitação para o contrato emergencial. E a outra licitação foi andando, andando? Desde janeiro, até agora não foi concluída. Pasmem!

A culpa é de quem? Do funcionário que pega o processo, coloca na mesa e vai para o facebook? Vai para o WhatsApp, para o instagram? Ou nem vai trabalhar e mete um atestado. A do secretário que não pode cobrar do servidor efetivo porque o efetivo não vai ser mandando embora e o processo continua lá. A prefeita, será que sabe que o servidor comissionado que ela nomeou não tem competência… Mas foi uma jogada para ganhar apoio. Indicação de um vereador…

A culpa do lixo na sua porta é de quem? É minha, é sua, é da prefeita, é do servidor efetivo que às vezes acha que pode fazer o que quer, é do comissionado que tem a benção da prefeita, do deputado, do secretário, do vereador, de quem?

O lixo continua na porta. A Prefeitura não dá conta de recolher com a pá carregadeira e umas quatro caçambas.

Jogam tudo no lixo, embalagens, latas, plástico, papel higiênico, máscara, sofá, cadeira, absorvente… A caçamba passa e o desgraçado em seguida joga o entulho, o lixo na porta, na rua, na calçada.

A culpa é de todos, todos que elegemos, que sabemos dos acordos, das negociatas e muitos quando estão dentro, não se importam com nada, nem com o lixo na porta, aliás, são estes que jogam.

Vai passar quando o caminhão para recolher o lixo? Não tenho a menor ideia. A licitação tá rolando desde janeiro. A emergencial, a primeira foi cancelada, tinha indícios de esquema, a segunda, acabou e o lixo continua na porta.

E, nos vamos continuar jogando lixo na porta, na rua, na calçada. Na Prefeitura, se o prefeito tiver coragem de bater na mesa e mandar embora, quem sabe a coisa anda. Senão, o lixo continua na porta. E não adianta postar no facebook. Não adianta mandar pra Luciana e nem pra Gazeta…

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*