Novembro Azul: saúde do homem e o câncer de próstata

Um estudo do Inca (Instituto Nacional de Câncer) indica que o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no país, atrás somente do de pele. Levantamento da entidade, mostra que mais de 66 mil novos casos foram registrados no Brasil em 2020 e mais de 15 mil pacientes morreram em 2018 pela doença.

De acordo com o coordenador do curso Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Edson Cassiano, o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz com uma taxa de cura superior a 90%. “O objetivo das campanhas nesse período é sensibilizar e conscientizar em relação ao autocuidado com a saúde masculina, e quanto a necessidade de buscar um especialista para exames preventivos e garantir que a prevenção seja feita de forma completa”, pontua.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O especialista informa que o câncer de próstata no seu estágio inicial não apresenta sintomas e tem evolução silenciosa e a única forma de garantir a cura é com o diagnóstico precoce. “Outros exames poderão ser solicitados caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal, como as biópsias. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório, que retiram fragmentos para análise, guiadas pelo ultrassom transretal”, diz.

Edson destaca ainda que alguns sinais começam a aparecer somente quando cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, como dor óssea, frequência excessiva e dor ao urinar, além da presença de sangue na urina ou no sêmen. “Esse estágio dificulta bastante a cura. A melhor indicação de tratamento vai depender de aspectos relativos ao estado de saúde e expectativa de vida do paciente. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença e sua progressão”, alerta.

Em relação aos tratamentos, o coordenador ressalta que eles possuem alta eficácia, e possibilita ao paciente o melhor resultado e, se possível, a cura. “Atualmente existem muitos tratamentos que provocam poucos efeitos colaterais e são eficientes para cura do câncer de próstata. A recomendação é que sejam realizados exames de rotina anualmente a partir dos 45 anos de idade, se houver casos na família, o check-up deve ser feito aos 40 anos. Lembrando que homens com sobrepeso e negros têm mais risco de desenvolver esse tipo de câncer”, finaliza.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que começa a se desenvolver durante a adolescência, devido a ação da testosterona, pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sobre a Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras e o Blog Pitágoras.

Sobre a Kroton  – A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *