Nesta sexta acontece a live da premiação de vídeos do “Curta em Casa, Guaçuí”

Amanhã, sexta-feira (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como já se tornou uma tradição em Guaçuí, a data será marcada por um evento que vai reunir as questões ambientais, alunos das escolas do município e sociedade. Vai acontecer, então, nesta sexta, uma live do projeto “Curta em Casa, Guaçuí”, a partir das 19 horas, que será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura, por meio de um link do Youtube (veja abaixo), onde os vídeos selecionados por uma comissão de jurados serão apresentados. Este projeto veio substituir a Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, que sempre aconteceu, nesta data, mas que não pode ser realizado, este ano, por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) que obriga a manutenção do distanciamento social.

Assim como a Mostra de Vídeos, o “Curta em Casa, Guaçuí” também é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes). Além disso, os vídeos inscritos e enviados para a Semmam, abordam um mesmo tema que, este ano, é “Pandemia: o novo Coronavírus e suas implicações num contexto socioeconômico e ambiental”. A inscrição foi aberta para alunos das escolas do município e membros da sociedade.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Alice Moulin, as inscrições foram um sucesso e muitos vídeos foram enviados. “Ficamos surpresos com a quantidade e a qualidade dos vídeos recebidos e, por este motivo até, a comissão de jurados se posicionou em ampliar a premiação da categoria melhor vídeo adaptado que engloba três categorias: poesia, paródia e meme, e excluir a categoria melhor vídeo alinhado ao tema que teria um julgamento somente técnico da comissão de jurados”, explica. As outras categorias serão julgadas pela sociedade civil, por meio das redes sociais da Prefeitura de Guaçuí, também no dia 5, durante a live.

Haverá premiação para melhor vídeo adaptado em cada uma das modalidades: poesia, paródia e meme. Além do melhor vídeo em formato livre, dos alunos das escolas, e também da sociedade civil. “Com isso, vamos manter a premiação de cinco smartphones, sendo quatro para os participantes das escolas (livre, poesia, paródia e meme) que ainda receberão um troféu de primeiro lugar, assim como a escola em que o aluno estuda receberá outro troféu”, esclarece Maria Alice. “O outro smartphone e troféu irão para o ganhador do melhor vídeo formato livre da sociedade civil”, completa.

Tema

Segundo a Semmam, o tema do projeto “Pandemia: o novo Coronavírus e suas implicações num contexto socioeconômico e ambiental” busca propor uma reflexão de qual tem sido o impacto no meio ambiente, de como as pessoas têm vivido e se relacionado com essa pandemia e como imaginamos que iremos agir após tudo isso acabar. Estão participando alunos do 3º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, e 1º ao 3º ano, do Ensino Médio, das escolas públicas municipais e estaduais, escolas privadas, além da sociedade civil do município de Guaçuí.

Todos os vídeos (pouco mais de 160 foram inscritos) tiveram que ser produzidos com o tempo máximo de 2 minutos, utilizando dispositivo móvel e trazendo conteúdo inédito (não pode ser reprodução ou cópia de algo já existente). Depois os vídeos foram pré-selecionados por uma comissão de jurados que seguiu, como critérios, roteiro, edição e abordagem ao tema proposto. E agora, o julgamento final será feito pela sociedade, durante a live que acontecerá nesta sexta-feira (5), ao vivo, em evento (restrito) que será transmitido por meio eletrônico direto do Teatro Municipal Fernando Torres, apenas com a participação das pessoas envolvidas na organização e divulgação, obedecendo as medidas de distanciamento social e proteção individual quanto à prevenção da Covid-19.

Para assistir a transmissão, que será feita pelo canal do Youtube do projeto “Estuda em Casa, Guaçuí”, da Seme, basta acessar o link (clique aqui), se já for inscrito. Se ainda não for, faça a inscrição e ative o sininho para receber as notificações.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *