Na Findes, senadora Rose defende aprovação da Reforma Tributária e debate agenda econômica com empresários e bancada federal

Assessoria de Comunicação, com informações da Findes 

Em diálogo com parlamentares proposto pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na sede da instituição, em Vitória, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) defendeu a aprovação da Reforma Tributária e cobrou da classe empresarial mais presença em Brasília para pressionar e articular a validação do projeto. 

“Se vocês se organizarem e nós ficarmos três dias lá (em Brasília), a gente consegue colocar a proposta em pauta”, afirmou a senadora. O evento, que aconteceu na segunda, 2, marcou o “1º Encontro Agenda Custo Brasil nos Estados”, exatamente para debater a Agenda Legislativa da Indústria para 2022 e o Custo Brasil – expressão usada para se referir a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham o crescimento do país.

Em sua exposição aos participantes do encontro, a senadora Rose também ressaltou a importância e a relação indissociável da agenda econômica com a educação do país. Rose, que pela segunda vez – 2021-2022 – foi presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, liderou a aprovação do PLOA 2022, de modo a preservar 11 programas do MEC que vinham enfrentando, desde 2019, cortes frequentes de verbas e consequentes problemas de execução.

As universidades federais, para se ter ideia, terão reforço de R$ 918,4 milhões sobre as dotações fixadas no PLOA 2022. Os institutos federais, por sua vez, serão beneficiados com R$ 251,4 milhões a mais sobre as dotações originais. “Foi uma vitória, conseguimos voltar ao patamar de 2019 e salvar a educação”, disse Rose na Findes.

A presidente da entidade, Cris Samorini, agradeceu o compromisso da senadora e dos outros parlamentares da bancada. Samorini frisou a necessidade de o país desenvolver uma política industrial robusta e que ofereça condições para as empresas disporem de maior capacidade competitiva diante dos concorrentes globais. 

Além de Rose, da bancada estavam presentes o senador Marcos Do Val e os deputados federais Evair de Melo, Amaro Neto, Da Vitória, Paulo Foletto e Neucimar Fraga.

Cenário – Durante o encontro, a gerente de política industrial da CNI, Samantha Cunha, o gerente executivo de Assuntos Legislativos da CNI, Marcos Borges, o conselheiro Executivo do MBC, Rogério Caiuby, e o deputado Alexis Fonteyne apresentaram dados e informações relevantes sobre o atual cenário da agenda do Custo Brasil e soluções para destravar a pauta.  

Na ocasião, Samantha Cunha citou que o Brasil até 2014 estava entre as 10 maiores indústrias globais e que hoje ocupa a 14ª posição. “Essa perda de espaço foi intensificada pela falta de competitividade. E o que explica isso? É justamente o elevado custo sistêmico e a baixa competitividade da indústria. É isso que precisamos atacar”. 

Marcos Borges, por sua vez, apresentou ao público de congressistas e empresários o documento que traz a agenda legislativa da indústria. O material elenca 151 projetos em tramitação no Congresso Nacional que são prioritários para o segmento industrial e para a recuperação da economia do país.

Um dos destaques foi a mandala de custos, que expõe 12 eixos, desde de abrir e financiar um negócio, passando pelo capital humano e infraestrutura, até os tributos e cadeias produtivas globais. Para cada um deles, existem proposições que podem contribuir para reduzir o Custo Brasil.  

O presidente da Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo, o deputado federal Alexis Fonteyne, fez uma analogia em sua fala, ao citar que custo é igual a unha: “É preciso cortar diariamente. Essa é uma máxima que todo empresário conhece. Aliás, mais do que isso, não é só cortar os custos que já temos, temos todo dia de evitar que novos custos surjam. Muitas vezes cria-se um tributo, uma obrigação, que vira custo. Custo vai parar no preço do produto ou do serviço. Quem paga esse custo somos nós consumidores, nós cidadãos”.  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *