Música e Poesia no Empório em Itaipava

Venha curtir muita música e descobrir o lado divertido da poesia no sarau, sábado dia 11

 

 

E os saraus também chegaram à Itapemirim, pelas mãos de Ivny Matos – artista multifacetada / produtora cultural, radialista, jornalista, poeta e atriz. O primeiro aconteceu em 2016, no Itaoca Pousada Camping, uma inesquecível celebração da arte realizada por artistas da comunidade.

A temporada 2019 começa neste dia 11, no Empório Mineiro em Itaipava, a partir das 19 horas, com palco livre, sebo de livros, música, alegria e muita poesia! “Entrada Franca! Não perca, traga seu poema predileto, traga um amigo, venha viver poesia, música, palavra”, convidou Ivny Matos.

Nunca é demais lembrar que a prática dos saraus veio para o Brasil em 1808, com a corte portuguesa. Começou no Rio de Janeiro e mais tarde também, em São Paulo. Nessa época, os encontros eram realizados nos salões de suas residências, ao som de um piano de cauda, regado a champanhe. As apresentações eram exclusivas de artistas já consagrados pela sociedade, num estilo bem europeu. Ao longo do tempo e com o fortalecimento da cultura brasileira, os saraus foram se abrasileirando, a dinâmica da sociedade mudou e os encontros literários passaram a ser realizados pelos universitários, em lugares públicos e alternativos. Dos anos 1950 em diante, os movimentos conhecidos como contracultura, procuravam esses ambientes para se reunirem e fugir dos olhos da ditadura.

 

Foto/ Ivny Matos / arquivo

Legenda: Ivny declama no Programa Poesia no AR no Youtube

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *