Municípios fazem balanço das arboviroses registradas em 2019

Na manhã desta última terça-feira (14), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Sesa) realizou a primeira reunião “Situação Epidemiológica da Dengue, Zika e Chikungunya”. Na ocasião, foram apresentados os dados da situação epidemiológica dessas doenças em todas as regiões do Estado durante o ano de 2019.

A reunião foi conduzida pelo superintendente regional da Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblim, que destacou a importância de um maior esforço para reduzir as notificações e, consequentemente, o número de mortes.

Durante todo o ano de 2019, o Espírito Santo registrou um total de 79.245 notificações de dengue, com 43 mortes; 2.922 de Chikungunya; e 1.201 notificações de casos de zika.

Reblim ressaltou ainda que para 2020 há uma grande preocupação com os casos de Chikungunya, que podem aumentar. Os sintomas da Chikungunya mais comuns são a febre alta e de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

“Em 2019 muitas pessoas morreram vítimas de dengue, mas também temos que nos preocupar com a zika e com a Chikungunya, que são tão graves quanto” frisou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros, todos os anos durante o verão há o aumento da incidência de casos dessas doenças, e por isso é fundamental reduzir o tempo de resposta para conter o avanço dessas arboviroses. “O fato concreto é que enquanto não criarem a vacina, não adianta ter somente o fumacê. A gente precisa fazer ações de mobilização social que são fundamentais para combater o mosquito. Não há outra solução”, disse o secretário.

Para redução desse tempo de resposta, Luiz Carlos Reblim falou sobre a implantação do sistema e-SUS Vigilância em Saúde, sistema de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde, entre elas as arboviroses, voltados aos serviços de saúde pública e privada.

Com o novo sistema, segundo ele, os profissionais das unidades de saúde que realizam o atendimento ao paciente irão realizar a notificação imediatamente, possibilitando o acesso em tempo real das informações em saúde. Dessa forma, o gestor municipal poderá criar ações imediatas para conter o avanço das arboviroses.

O e-SUS VS foi desenvolvido no Estado, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e substituirá o atual modelo utilizado no Espírito Santo, conhecido como Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Participaram da reunião representantes das Vigilâncias Epidemiológicas e representantes das secretarias municipais de Saúde de todo Espírito Santo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *