Município de Itapemirim incentivam produção de hortaliças

O Município de Itapemirim está trabalhando para o aumentar a produção de hortaliças para abastecer a Feira Municipal da Agricultura Familiar, que acontecem nas quartas e sextas-feiras, respectivamente em Itaipava e Vila. Pensando nisso a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural tem incentivado pequenos produtores a produzirem vegetais, legumes e hortaliças, ofertando máquinas para o preparo da terra e irrigação, além de assistência técnica.

A proposta desperta atenção de vários pequenos produtores rurais da região que já estão sendo cadastrados pela Secretaria de Agricultura. Uma das grandes produções fica na comunidade de Rio Muqui Pedra, na propriedade de dona Carmen Pinto da Silva, que produz alface em grande quantidade, que além de abastecer a Feira Municipal da Agricultura Familiar, tem comercializado seus produtos para pequenos e grandes mercados de Itapemirim e cidades vizinhas.

Além de viável economicamente pela geração de renda, o Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Itapemirim, Luciano Henriques considera que o projeto servirá também como terapia e ocupação para os pequenos produtores do município, que poderão, num futuro próximo estarem ofertando vagas de empregos em suas propriedades.

“Vemos nesta inovação uma forma de diminuir a dependência dos comerciantes e da população das hortaliças vindas de fora, cujos preços variam muito, dependendo principalmente de fatores climáticos”, diz Luciano.

Na região existem pequenos produtores rurais que produzem hortaliças e legumes. Esse número, de acordo com Luciano Henriques, é o ideal para se prestar uma boa assistência técnica e facilita a correção de eventuais falhas na produção.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *