Município de Itapemirim/ES adere ao projeto Quarentena Literária da SECULT

O município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Tomé de Souza Machado aderiu ao projeto “Quarentena Literária” da Secretaria de Cultura do Estado-SECULT. O objetivo da ação é incentivar um movimento literário neste momento de quarentena, criativo e com protagonismo infantil, juvenil e adultos, seja individual ou em família, incluindo também os usuários da Biblioteca Municipal.

Segundo o secretário municipal de cultura, Carlos Alberto Machado Pereira, a campanha é um incentivo à leitura, e está acontecendo desde o último dia 07 de maio, onde leitores de todo o município poderão compartilhar seus vídeos de dicas de leitura, como histórias e indicações de livros, favorecendo a continuidade da difusão cultural e literária, impactando positivamente as pessoas afetas pelas medidas de isolamento e distanciamento social adotadas pelo governo, necessárias neste momento de reclusão pela pandemia do Novo Coronavírus.

O movimento “Quarentena Literária” começou em maio e vai até outubro de 2020 de forma remota, utilizando linguagem audiovisual através de postagens de vídeos caseiros. Para participar, o leitor precisa postar um vídeo de até 3 minutos e apresentar temática de incentivo à leitura, tanto na forma individual quanto em grupo produzido no seu “feed” ou “linha do tempo”, curtir o Instagram: @bibliotecas.es e marcar o vídeo com as seguintes hashtag’s: #bibliotecasdoespiritosanto, #bibliotepublicamunicipaldeitapemirim, bibliotethomedesouzamachado e #quarentenaliterariabpes.

Toda manifestação literária é livre, sendo o público alvo dividido nas seguintes categorias:

Categoria infantil: de 3 a 10 anos;

Categoria juvenil: de 11 a 17 anos;

Categoria adulta: maiores de 18 anos.

A gerente de Bibliotecas reitera que é necessário que o participante tenha uma conta nas redes sociais Facebook ou Instagram, e cita outras formas criativas e que representam intervenções literárias, como por exemplo:

 – Pais lendo para crianças;

 – Bebês interagindo com a leitura e livros;

– Leitura de trecho de livro preferido;

– Dica(s) de livros;

– Resenhas literárias curtas;

 – Contação de histórias;

 – Leitura dramatizada;

 – Leitura cantada;

 – Utilização de instrumento musical ou fantoches.

Destacando que os 30 melhores vídeos serão premiados pela SECULT, serão dez prêmios na categoria infantil, dez na categoria juvenil e dez na categoria adulto. De acordo com a gerência de biblioteca, para compor os Kits foram escolhidas obras clássicas, populares e grandes incentivadoras da leitura, ideais para o período atual vivido, como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; Turma da Mônica, de Maurício de Souza; e Harry Potter, de J. K. Rowling.

O sorteio ocorrerá após o encerramento da Campanha, com data a ser definida e antecipadamente divulgada nas redes sociais da SECULT e Gerência do Sistema de Bibliotecas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *