Mulheres do PSB revisam e constroem Planejamento Estratégico 2018/2019

A Secretaria Estadual das Mulheres do Partido Socialista Brasileiro – PSB promove nesta sexta e sábado, 14, no Salão Grego do Hotel Bourbon, na Praia de Camburi, em Vitória o Seminário Revisão do Planejamento Estratégico 2018/2019. O objetivo do Seminário é preparar as pré-candidatas para o pleito eleitoral 2018 com estratégias de campanha.

Mulheres de várias regiões do Estado do Espírito Santo, representatividades de diversos municípios se reúnem para planejar as ações estratégicas do Movimento de Mulheres, nas próximas eleições.

A abertura ocorreu nesta sexta-feira, 12 com o Coordenador Regional da Fundação João Mangabeira, Odmar Péricles que substituiu Luiz Ciciliote – Presidente Estadual do PSB que não pode comparecer, em seguida, a presidente com a Presidente Estadual das Mulheres do PSB, Jaqueline Moraes com a Presidente Estadual das Mulheres do PSB, Jaqueline Mores falou da importância do evento e destacou que o Planejamento Estratégico é construído com base no conhecimento das pessoas envolvidas, na interação com o ambiente interno da organização e suas relações com o ambiente externo, considerando a sua missão e visão institucional, para o atingimento das diretrizes definidas, com qualidade e responsabilidade.

Na oportunidade, Neide Lima, Coordenadora de Raça e Etnia da Secretaria Nacional de Mulheres – SNM, fez uma retrospectiva das lutas das mulheres na sociedade e destacou a importância de lutar pela causa da mulher de forma geral, seus direitos como cidadã, igualdades de direitos e oportunidade. “Até hoje as mulheres ganham 30% menos que os homens para exercer o mesmo cargo ou função”, salientou.

Em seguida, Karina Uchôa, instrutora e palestrante abordou sobre Motivação, o caminho para o sucesso. A palestra envolveu as mulheres, uma vez que Uchôa fez uma exibição em PowerPoint mostrando as heroínas na evolução da sociedade e as comparou a todas as mulheres que se empoderam e assumem o seu lugar na sociedade.

Já no sábado, Odmar Péricles abriu os trabalhos abordando “A questão do poder: por que as mulheres ainda são minorias”? Odmar frisou que o maior problema é que mulher não vota em mulher, pois, se votassem, elegeriam muitos mais, uma vez que é maior o número de mulher na sociedade. “Já vai longe que política ‘era coisa de homem’, e que mulheres votavam no que ‘eles mandavam’. Mas não o tempo suficiente para a chamada “DEMOCRACIA DE GÊNERO” se estabelecer na sociedade brasileira. Há ainda no sistema político, eleitoral e partidário brasileiro, a cultura do machismo. Acontece que não serão os homens que cederão seus espaços para que as mulheres os ocupem. Devem elas mesmo, na medida que se conscientizem, se organizem, planejem e ocupem lugares estratégicos, atuem para galgar o poder”, frisou Péricles.

O Consultor de Estratégias, Alberto Farias Gavini Filho abordou na manhã deste sábado, regras de campanha. Neste tema ele explicou o cuidado que deve ter o pré-candidato, pois a Justiça Eleitoral está atenta a todos os atos.

Para os pré-candidatos, Gavini lembrou alguns pontos importantes como: “Tomar decisão de participar das eleições; conhecer as principais atribuições de cargo a que vai concorrer e das regras para as eleições emanadas pelo TSE. Conversar e buscar apoio dos membros da família; identificar grupo de colaboradores mais próximos e elaborar cronograma de reuniões para tirar indicativos visando o fortalecimento do seu projeto político; mapear municípios, bairros e reuniões, elaborar cronograma de reuniões por categoria e assemelhados, comparecer em eventos estar presente em atividades comunitárias e sociais feiras, comemorações, seminários, encontros, entre outros…”.

Após o almoço ocorre a reunião da executiva estadual das mulheres e o conselho político. Em seguida, coffee break e logo depois, palestra de encerramento com o presidente de honra da Fundação João Mangabeira e pré-candidato, Renato Casagrande, com o tema: As mulheres transformando a política.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *