Morre cadela farejadora da PRF/ES; Lua teve parada cardíaca após fogos de artifícios na final da Libertadores

Morreu na tarde deste sábado (23), a cadela farejadora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), K9 Lua. Segundo seus cuidadores, Lua teve uma parada cardíaca desencadeada pelo barulho dos fogos de artifícios, no fim da partida da Libertadores, entre Flamengo e River Plate.

A cadela estava na ala de cães, e foi encontrada pouco depois do jogo, sem vida. O último trabalho de Lua foi no dia 29 de outubro deste ano, quando participou da apreensão de 10 quilos de pasta base para cocaína, na Serra. A droga estava escondida em um Ford/Fiesta.

Lua tinha 4 anos e estava na corporação desde 2016. Durante todo este tempo participou de apreensões e prisões importantes realizadas pela PRF.

“Lua vai deixar saudades, na certeza de que seu trabalho foi de grande feito à instituição, que desde 2016, ajudou e foi primordial nas inúmeras apreensões de entorpecentes realizadas em parceria com os policiais do Grupo de Cães (GOC), da Polícia Rodoviária Federal. Lamentamos sua partida”, diz nota do Núcleo de Comunicação da PRF.

Alerta

Os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns cães mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias, entrar em pânico e até mesmo morrer.

Muitos animais fogem apavorados e acabam perdidos ou atropelados em ocasiões que são comuns o uso de fogos de artifício, outros, na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias correntes, coleiras; alguns animais têm convulsões; há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, ou sofrem com parada cardíaca, como foi o caso de Lua, tamanho o pavor que sentem dos fogos.

Sinais de medo

Não é difícil reconhecer quando um cão sofre com os sons intensos. Para isso basta observar como o cão muda radicalmente a sua atitude e comportamento, como tremores, hiperatividade, roer ou atacar objetos, esconder-se, arfar, procurar atenção, tentar fugir, “chorar” ou latir excessivamente.

FONTE: Aqui Notícias

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *