Monólogo retrata vida da poeta e revolucionária capixaba Haydée Nicolussi neste sábado, dia 11, na Estação Ferroviária de Matilde

A Trupe Voz&Vez apresenta, neste sábado (11), na Estação Ferroviária de Matilde, o monólogo “Haydée Nicolussi: Poeta, Revolucionária e Romântica”. A peça faz um passeio pela vida e obra da escritora, considerada uma das mais importantes de sua geração e a primeira modernista do Espírito Santo. Nascida em Alfredo Chaves, Haydée Nicolussi se autointitulava “poeta social”, com uma trajetória marcada pela subversão e militância política. Participou da Intentona Comunista de 1935 e foi presa pela ditadura militar, tendo dividido a cela com Olga Benário e Nise da Silveira. Com entrada franca, o espetáculo é uma montagem do Dinâmico Produções com Direção de Rodrigo Cavalini, Figurino por Joyce Olipo, Iluminação por Ana Clara Paniz e, no elenco, as atrizes Ana Clara Paniz e Gerusa Contti.

“Os adjetivos ‘revolucionária’ e ‘romântica’ foram atribuídos a Haydée por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade. Embora tenha apenas um livro publicado, por conta de todas as dificuldades editoriais da época e também pela perseguição política, é uma escritora com vasta produção textual, com diversas escritos assinados em jornais e periódicos, e de uma enorme relevância para a literatura brasileira. Haydée tem menção também na obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos. Precisamos, com urgência, reconhecer e resgatar o valor da nossa escritora capixaba de tamanha magnitude. Essa peça é um esforço nesse sentido: apresentar e enaltecer a grandiosa vida e obra de Nicolussi”, destacou o diretor do monólogo, Rodrigo Cavalini.

O espetáculo foi um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves. 

SERVIÇO:

Monólogo Haydée Nicolussi

– Data: 11 de junho de 2022 (sábado)

– Horário: 18 horas

– Local: Estação Ferroviária de Matilde, Alfredo Chaves/ES

– Entrada franca

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *