Ministro das Relações Exteriores anuncia a intenção de criar uma representação diplomática do Itamaraty no ES

O parlamentar crê que a estrutura a ser montada no Espírito Santo possibilitará a internacionalização dos portos e ferrovias capixabas.

Durante o evento de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX) em Brasília, nesta quarta-feira (6), o Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo anunciou a intenção de criar uma representação diplomática do Itamaraty no Espírito Santo. Empossado como Presidente da FrenCOMEX, o Deputado Federal Evair de Melo (PP) articulou com o Ministério para que o estado possa contar com essa estrutura de diálogo com o Comércio Exterior.

Evair cita que o Espírito Santo está em terceiro lugar na plataforma de exportação do país. O parlamentar também comenta que a representação diplomática do Itamaraty ajudará bastante o setor produtivo capixaba, bem como os poderes municipais e estaduais, a fortalecerem seus laços com os principais agentes comerciais fora do Brasil.

“Vamos avançar nas relações comerciais, fortalecendo setores que geram um campo de oportunidades aos capixabas, como o mercado de rochas ornamentais, a nossa cafeicultura, pecuária leiteira e setor alimentício. É uma conquista que permitirá também as nossas prefeituras realizarem acordos importantes, a aproximação das nossas cooperativas com esses agentes do mercado externo, sempre com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e o intercâmbio de nossos jovens do Instituto Federal (Ifes) que acessarão pesquisa, ciência avançada e novas tecnologias”, ressalta Evair de Melo.

O parlamentar crê que a estrutura a ser montada no Espírito Santo possibilitará a internacionalização dos portos e ferrovias capixabas. “O setor de infraestrutura mobiliza a nossa economia e gera milhares de oportunidades no estado. Vamos atrair ainda mais investidores na área de logística e garantir que nossos portos e ferrovias sejam compatíveis com o potencial de desenvolvimento dos capixabas”, ressalta Evair de Melo.

Coordenador da Região Sudeste na Frente Parlamentar do Turismo (FrenTur), Evair também cita os benefícios que a representação deve gerar ao turismo capixaba. “Essa notícia surge em um ótimo momento para o Espírito Santo, com o anúncio da internacionalização do nosso Aeroporto de Vitória. A representatividade do Itamaraty tornará o estado ainda mais atrativo para receber turistas estrangeiros, ampliando oportunidades no comércio, na gastronomia, na rede hoteleira e em vários setores, além de crescer o fluxo de pessoas em nossas montanhas e praias”.

Deputado Federal Evair de Melo junto com o Ministro Ernesto Araújo (no canto, à esquerda), com o Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e a Senadora Soraya Thronicke, vice-presidente da FrenCOMEX no Senado. Foto: Assessoria FrenCOMEX

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *