MERECIMENTO: vereadora Fernanda Taylor homenageia seu Hélio Marvila na Câmara de Piúma

Uma justa homenagem a um político que trabalhou por amor a Piúma numa época que vereador não tinha salário

Vereadora Fernanda homenageia ex-prefeito Hélio Marvila – fotos Divulgação

Da terra para a terra. Vizinhos e amigos as famílias de Piúma se conhecem, se respeitam e se abraçam sempre quando o assunto é comemorar. E, com o sentimento de gratidão e respeito a uma trajetória linda política que a vereadora Fernanda Taylor de Piúma, Solidariedade – nativa na Cidade das Conchas entregou na noite desta quarta-feira, 03, ao ex-prefeito Hélio Garcia Marvila, no Plenário da Câmara uma Moção de Louvor pelos serviços prestados ao município.

Fernanda Taylor tem sensibilidade em reconhecer e valorizar pessoas que cravaram nos anais da história da cidade feitos que jamais serão esquecidos na memória do piumense. Seu Hélio, não é só o dono do bar, no Porto e pai filhos queridos em Piúma, ele é um homem que merece homenagens em vida, por tudo que já fez pela cidade.

O aterro feito pela administração na época

E a vereadora Fernanda Taylor conhecendo toda esta trajetória fez por merecer esta Moção de Louvor a seu Hélio Garcia Marvila. Oportunamente, ela saldou todos os parentes do homenageado e destacou ser uma honra lhe conferir a Moção em vida. Fernanda relembrou os feitos do ex-prefeito e também dos apoios políticos para a concretização das obras na época. “Na comunidade na época havia um movimento que foi encabeçado por um jovem médico dr. Cesar, apoiado pela mãe Danuza. Alguns lembram uma peixada que foi feita lá no Porto com apoio a administração séria, honesta que foi desenvolvida pelo senhor Hélio. Este Hospital que foi inaugurado pelo seu Hélio tinha como diretor o Dr. Dulcino Monteiro de Castro, irmão do dr. Danilo Monteiro de Castro. Uma conquista inaugurada por ele. A Avenida Espírito Santo que hoje é Avenida Maria Gonçalves Marvila, em homenagem a esposa falecida do senhor Hélio, o calçamento foi uma grande conquista da época”, relembrou Fernanda que prosseguiu enumerando os feitos da administração de seu Hélio.

Os quiosques de madeira

Com muita emoção, a vereadora lembrou do material escolar doado na época de seu Hélio, com o Hino Nacional no verso da capa do caderno, o que possibilitava que os alunos aprendessem a cantar o hino nacional brasileiro.

Entre os feitos da administração de seu Hélio, a instalação do primeiro posto telefônico, na época a Teleste por seu Hélio. “Um momento muito prestigiado. Eu lembrava que criança, eu nunca senti uma emoção tão grande como entrar na cabine de telefone. A cidade inteira ia para rua, para ter acesso ao primeiro telefone da região. Todo o povo tinha uma paciência enorme em ficar na fila esperando a vez para usar o telefone. Quando a gente lembra de todas as lutas que estes homens travaram, a gente não pode deixar de estar aqui prestando uma homenagem para estas pessoas, principalmente, quando a gente tem a oportunidade de prestar esta homenagem em vida”, frisou.

O hospitalfoi inaugurado pelose Hélio

Fernanda aproveitou o momento emocionante e falou da necessidade de Piúma ter uma Casa de Cultura para preservação da memória da cidade, pois sem esta memória, não há história.

Sem corrupção        

Seu Hélio teve muito apoio político na época

Na sua trajetória, não há registro de corrupção, de toma lá da cá. Tem registros de memoráveis trabalhos desde os dois primeiros mandatos de vereador, vice prefeito e prefeito, nos idos de 1977 a 1982.

Quem entra no Fórum, MP, Drogaria Guida, Bancos hoje e não conhece a história de Piúma, não sabe que foi com máquinas emprestadas e prestígio político que seu Hélio fez o aterramento da entrada da cidade e possibilitou que nascesse um importante o centro comercial

O caderno da época

O Hospital Nossa Senhora da Conceição onde tantas mães piumenses deram à luz a futuras gerações de piumenses, hoje homens e mulheres que representam a sociedade foi inaugurado pelo esforço deste prefeito à época que se dedicava dia e noite a prefeitura e ao município.

Em um tempo em que Piúma mal conhecia a importância do Turismo para a economia local seu Hélio idealizou a construção de quiosques e madeira à beira mar.

Graças ao trabalho deste homem tão apaixonado por Piúma que foi construída a primeira escola do bairro Nova Esperança. O amor à cidade e o trabalho honesto foram responsáveis pelas conquistas, agora, numa cidade onde não tinha quase nada e a receita era muito pequena foi necessária muita articulação política e nisso, seu Hélio era mestre. Trazia a Piúma deputados, homens que acreditaram no seu projeto empreendedor.

Os vereadores se emocionaram com a homenagem conferida a seu Hélio Garcia Marvila

Com este olhar a frente do tempo, o ex-prefeito pavimentou a rua de acesso ao Hospital  Municipal e a Avenida de acesso à orla marítima… Reformou escolas, distribuiu material escolar às famílias mais humildes… Trouxe, com então governador da época, Elcio Alvares, a telefonia fixa para o Município, um advento até então, desconhecido pelos municípios circunvizinhos, estreitando laços entre piumenses e turistas,  e consequentemente ajudando a divulgar o nome de nossa amada Piúma.

“Sem dúvida, seu Hélio é um exemplo de politico e nós somos gratos a ele por tudo que fez a nossa amada Piúma. É o mínimo que podemos fazer, prestar esta homenagem a ele, para que saiba o quanto nós temos orgulho da sua história. Parabéns seu Hélio e obrigada por tudo que o senhor fez numa época de recursos escassos. São exemplos como o senhor que queremos mostrar as futuras gerações. Com honestidade e trabalho podemos mudar os rumos de uma história”, ressaltou a vereadora.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *