Meio ambiente todo dia?

Prof@ Márcia Moreira de Araújo. Bióloga .

Márcia Moreira de Araújo – Pós-doutora no Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais (PPGPS) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)-RJ

Se o dia do meio ambiente comemora- se todos os dias , por que precisamos de um dia para essa comemoração?
A vida nos invade com tantas demandas que precisamos sim , de uma data para reflexão, avaliação e retro – inspeção diante de nossas ações. Atualmente , usamos uma máscara no rosto por questões ambientais que fugiram ao controle, diante de proposições de um capitalismo que não tem mandos, nem desmandos.
As escolas param para essa reflexão. Essa eco-auto-formação faz-se emergente para que esses jovens possam valorizar a premissa ‘que seja para hoje e para as gerações futuras’.
A potencialidade ambiental de Piúma fez história e ainda faz . Somos o único município com áreas preservadas pelo patrimônio Natural e paisagístico do ES. Devemos essa conquista a uma luta ambiental travada por grandes personalidades de nossa cidade, ainda na década de 80. Essa preservação tem nos assegurado momentos de apreciação e valorização desse patrimônio. A estes lutadores, minha eterna reverência!

Foto: Daniel Santuchi – Manguezal, Rio Iconha e o Monte Aghá


Podemos AINDA não ter uma orla urbanizada , mas temos um patrimônio ambiental e natural que não deixa a desejar para outros espaços do nosso país . Por esse viés , precisamos que nossa gente também valorize. Que diga que nossas ilhas são lindas! Que temos espécies raras que só vivem aqui ( endêmicas ). Só assim, poderemos auxiliar nessa formação legítima pela apreciação do que temos de mais belo : nossas praias, manguezais , restinga, rios e outros. A vida precisa de você como agente ativo na comunidade !

Foto: Visual de Piúma visto do alto, sob as lupas de Deidson Ribeiro
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *