Mais em conta água nas torneiras em Itaipava

Com benefícios ambientais e econômicos nova água chega as torneiras de Itaipava

 

Moradores do Distrito de Itaipava, já estão recebendo água tratada capitada a partir do Rio Novo, no Vale do Orobó. Isso foi possível devido a cooperação técnica da Prefeitura Municipal e SAAE de Itapemirim. Há cerca de 25 dias, a autarquia está efetuando o tratamento da água do Rio Novo, na localidade de Muritioca, o que está garantindo água de melhor qualidade, num custo mais barato e ecologicamente correto, beneficiando toda população do balneário Distrital.

A captação, que antes era realizada na lagoa Guanandy, agora está sendo realizada no Rio Novo, que possui maior capacidade de fornecimento. Esse era um anseio antigo da população, que frequentemente era afetada com a falta de água por conta de períodos de seca e superlotação do balneário.

Moradores de Itaipava, Itaoca, Gomes, Muritioca, Bela Vista e Joacima já estão percebendo a diferença no padrão de qualidade da água que recebem em suas residências, pois, por se tratar de água de rio (corrente) facilita o processo de tratamento, gerando economia aos cofres do SAAE.

Finalmente a realização de um sonho antigo se concretizou, graças ao empenho e esforços da prefeitura municipal. As expectativas eram tanto do SAAE quanto dos moradores do distrito, tendo em vista as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos para tratar e distribuir a água da Lagoa Guanandy.

A vitória também é do Meio Ambiente, tendo em vista que o SAAE deixará de retirar, em média, 4.000.000 (quatro milhões) de litros de água por dia da Lagoa Guanandy, dessa forma, contribuirá significativamente para a sua recuperação. A Lagoa, que sem dúvida é um dos cartões postais mais lindos do município de Itapemirim, merece toda atenção da administração, porque durante cerca de 40 anos, foi importantíssimo ao atender a população do distrito praiano, mesmo nos piores momentos da crise hídrica.

O Diretor Geral do SAAE, Marco Antônio de Souza, declarou: “Esperamos ansiosamente por este momento. Sem dúvidas, esse foi o maior presente que o município de Itapemirim poderia oferecer aos munícipes e turistas. Aproveitar o ensejo para agradecer também aos servidores do SAAE, que trabalharam duro para a concretização desse sonho”.

Segundo o Prefeito de Itapemirim, Dr. Thiago, essa é mais uma importante conquista que a população do município está tendo. “Estamos realizando o sonho de nosso povo, que era poder consumir uma água potável sem trazer prejuízo ao meio ambiente, consequentemente protegendo nossa querida Lagoa de Guanandy, que sofreu nestes últimos 20 anos, com a retirada de água e com a seca. Estamos determinados a deixar para nossos filhos uma lagoa de qualidade e preservado. Essa é mais uma importante conquista de nossa população”. Afirmou Thiago.

Com o novo sistema de bombeamento já em operação, o verão terá outra realidade no abastecimento de água, posto que, a capacidade de tratamento de água foi ampliada. Enquanto que com a água da lagoa atingíamos uma vazão máxima de 90 litros por segundo, agora, com a água do Rio Novo, alcançaremos uma vazão máxima de 120 litros por segundo.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *