Maio Laranja projeto que prevê Dia de combate à exploração sexual infantil

Projeto de lei do vereador Zé Maria quer instituir o Maio Laranja, no município de Anchieta, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 

O Projeto que institui o mês de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi dado entrada durante a 101ª sessão (7) da Câmara Municipal de Anchieta. Se aprovado, o mês “Maio Laranja”, como indicado na iniciativa irá fazer parte do calendário oficial de eventos do município.

O número é grande de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, mas infelizmente não é estampado e não vira estatística real porque os abusadores são covardes, ameaçam e muitos que sofrem, optam pelo silêncio, com medo. A iniciativa do vereador de Anchieta é digna de aplausos se sem dúvida quem ganha é a sociedade.

Para o vereador José Maria Brandão, autor do Projeto, a prevenção é uma das principais ações a serem desenvolvidas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “O projeto de lei visa estimular creches, escolas, estratégias da saúde da família, CRAS, CREAS, instituições religiosas e toda a sociedade na participação ativa nesta luta, além de fomentar a discussão social sobre o tema”, explicou o vereador.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), no Brasil, a cada hora, três crianças são vítimas de abuso sexual e 95% dos casos são praticados por pessoas com quem a criança ou o adolescente possui relação de confiança e que participa do seu convívio. Além disso, a violência pode se tornar um marco impeditivo para o desenvolvimento da criança e do adolescente, gerando dificuldades na vida adulta.

Assim, o projeto propõe que durante o mês de maio de cada ano “Maio Laranja”, sejam desenvolvidas várias atividades visando a conscientização, orientação, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual das crianças e dos adolescentes.  Zé Maria, ainda explicou, que a expressão “Maio Laranja” tem como inspiração a flor do gênero Gerbera, que possui várias tonalidades incluindo laranja e simboliza a fragilidade de uma criança.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *