Lugar de mulher é…

As mulheres possuemcérebros infantis, são portadoras de uma inferioridade mental e um retardo evolutivo em relação aos homens.

Leonardo Nascimento Bourguignon[1]

Leonardo é Professor da rede pública. Doutor em História e Mestre em Educação pela UFES. Pai de Marina e Alice.

[1] Professor da rede pública. Doutor em História e Mestre em Educação pela UFES. Pai de Marina e Alice.

Foram essas as palavras utilizadas pelo deputado Tito Lívio para negar a solicitação enviado ao congresso nacional constituinte por mulheres que exigiam o direito do voto feminino na primeira Constituição da República brasileira, 1891.

Apesar de algumas precursoras como a professora potiguar Celina Guimarães Viana e a capixaba Emiliana Emery Viana, que conseguiram votar, respectivamente, em 1927 e 1929, legalmente as mulheres só tiveram direito ao voto no Brasil no ano de 1932.

O tempo passou e as mulheres conquistaram espaços em lugares onde nunca dantes imaginados. No futebol, por exemplo, o maior canal de televisão do país transmitiu ao vivo as partidas da seleção brasileira na última Copa do Mundo. Mas, apesar desses avanços, a representação feminina na política brasileira ainda é baixa, principalmente quando consideramos que mesmo constituindo 52,5% do eleitorado brasileiros, no Congresso nacional as deputadas e senadoras são menos de 15% dos congressistas. No poder executivo os números são ainda piores. Entre os governadores apenas uma mulher, Fátima Bezerrado Rio Grande do Norte, lembrem-se primeiro estado do país a permitir o voto feminino.

Em Piúma a representação feminina na política teve altos e baixos. Entre as vitórias femininas o fato de que por cinco vezes elas presidiram a Câmara de vereadores: Zuly Taylor, Sandra Feres, Lenilce Carvalho, Fernanda Taylor e Bernadete Calenzani. Mas, eis que no dia 18 de outubro um momento único, pela primeira vez na história uma mulher governará nosso município. A você Dona Marta, toda sorte e que todos entendam que lugar de mulher é no fogão, na universidade, na empresa, na prefeitura. Lugar de mulher é onde ela quiser.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *