Literatura e vida saudável no Dia Mundial do Diabetes

Por Isa Colli, jornalista e escritora @isacolli_oficial

Ando meio reflexiva neste período em relação às doenças que acometem as crianças e até que ponto eu, como cidadã, formadora de opinião e escritora posso influenciar positivamente a vida dessa garotada. No meu último artigo falei sobre o câncer e agora quero alertar para as enfermidades decorrentes da obesidade infantil. No próximo domingo, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, que afeta também muitas crianças. Acho que o tema deve ser tratado de maneira lúdica com a garotada. Eu tenho uma experiência muito interessante com o livro “Luke, o macaco atleta”, que alerta justamente sobre a obesidade infantil, que pode desencadear doenças como colesterol alto e diabetes.

Na história, as crianças são influenciadas pelo exemplo do macaco atleta, que incentiva a prática de atividades físicas e a alimentação saudável. Já recebi vários relatos de pais dizendo que seus filhos se inspiraram em Luke para melhorar a alimentação. Ao mesmo tempo que fico feliz com o reconhecimento, sinto o peso da responsabilidade que puxo para mim ao abordar temas tão sensíveis e complexos.

Espero que as pessoas aproveitem essa data para refletir sobre o Diabetes, que é uma doença considerada uma das grandes vilãs na saúde pública. Conforme dados apurados pela International Diabetes Federation (IDF), há no mundo 537 milhões de pessoas, atualmente, vivendo com diabetes, mantendo crescente projeção, para os próximos anos.

Só no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirmou que, em 2019, mais de 13 milhões de pessoas viviam com a doença, sendo esse um número com potencial de crescimento. O dado é alarmante, uma vez que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, são responsáveis por mais de setenta por cento das mortes.

O Dia Mundial do Diabetes foi uma data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção e oferecer alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *