Léo de Paula lança site e vídeos temáticos sobre percussão

Músico percussionista apresenta projetos digitais integrados ao seu primeiro álbum autoral, “Grão: Território Percussivo”, a partir de 07 de julho, com foco no site, redes sociais e em seu canal no YouTube

Destaque da percussão contemporânea produzida no Espírito Santo, o músico, compositor e produtor Léo de Paula lança nesta quinta, 07 de julho, o seu novo site (www.leodepaula.com.br), reunindo conteúdo relacionado ao seu primeiro álbum autoral, “Grão: Território Percussivo”. O espaço terá link para as faixas gravadas no disco, textos sobre as obras, fotografias, mídia, biografia e informações sobre as oficinas ministradas pelo músico, que, entre outras atividades, é professor de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Paralelamente, Léo de Paula vai apresentar uma série de quatro vídeos temáticos sobre percussão e ritmos afro-brasileiros, com publicação no Instagram e no YouTube, nos dias 07, 14, 18 e 21 de julho. Finalizando a agenda de lançamentos, no dia 25 de julho o músico vai disponibilizar, em seu canal no YouTube, a íntegra do recital de apresentação do álbum “Grão: Território Percussivo”.

O conjunto de ações integra o projeto do artista selecionado pelo Edital 026/2020 – Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com foco no plano de carreira, produção e distribuição do álbum “Grão: Território Percussivo”.

Neste seu primeiro trabalho autoral, disponível em CD e nas plataformas digitais, Léo de Paula reúne 12 composições, divididas entre obras de concerto contemporâneas e peças escritas para trilha sonora de espetáculos de dança afro-brasileira. O CD físico vem em formato digipack, com cuidadoso trabalho gráfico, e traz ainda textos produzidos pelo compositor para cada faixa, em encarte de oito dobras, com fotografias de Tadeu Bianconi e Ariane Dourado. 

Grão: o site

Com design gráfico de Werllen Castro e produção de Fernanda Nali, o site foi desenvolvido de forma a explorar aspectos sensoriais do álbum “Grão: Território Percussivo”. As informações do encarte físico estão contempladas em textos que contextualizam cada faixa, imagens/fotografias do artista e a ficha técnica. Quem navegar pelo site terá uma ideia visual do conceito que permeia a construção do álbum, no qual o músico se propõe a expressar diferentes olhares sobre as possibilidades de sons, ritmos e cores sonoras proporcionadas pelos mais de 20 instrumentos utilizados por ele nas gravações, entre os quais handpan, tambores de língua de aço, marimba, berimbau, pandeiros, tambor de congo, chocalhos, caxixis, sementes amazônicas, timbal e cuícas.

“A construção do site é de grande importância nesta etapa do meu trabalho porque ajuda a projetar o álbum ‘Grão’ e também a trazer o público para dentro da obra, de uma maneira mais interativa e profunda”, comenta Léo de Paula. “O conteúdo editorial, de áudio e imagético, bem como a sua disposição, foi cuidadosamente pensado para favorecer um modo de experimentar o disco de forma integrada, explorando as potencialidades criativas do suporte digital”, completa Fernanda.

Grão: os vídeos

A potência estética de “Grão: Território Percussivo” se estende às redes sociais, onde Léo de Paula disponibiliza, a partir de 07 de julho, uma série de quatro vídeos temáticos sobre o universo da percussão e dos ritmos afro-brasileiros. A ideia da série, explica o compositor, consiste em apresentar ao público ritmos e sonoridades presentes em seu processo criativo. “São vídeos didáticos que tratam de ritmos e toques de origem banta, e que estão presentes na musicalidade brasileira e influenciaram fortemente minha formação como instrumentista e compositor”, adianta.

Cada vídeo, com cerca de quatro minutos de duração, vai abordar um tema. “Há vídeos cujo conteúdo foi dedicado aos toques dos tambores tradicionais afro-brasileiros. Em outro há uma abordagem do agogô e um interessante fenômeno da circularidade rítmica. Por fim, há ainda um vídeo que se dedica à adaptação de tais e ritmos e musicalidades ao pandeiro”, descreve o percussionista.

Grão: o show

Complementando as ações de difusão de sua obra, Léo de Paula vai disponibilizar, em 25 de julho, em seu canal no Youtube, a íntegra do show de lançamento do álbum “Grão: Território Percussivo”, realizadono dia 23 de novembro de 2021, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), em Vitória. Durante o evento, Léo de Paula contou com a participação do Grupo de Percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, do Projeto Badu – Grupo de Dança e das convidadas Ekaterina Bessmertnova (cantora) e Rapha Mel (coreógrafa).

No palco, a exemplo do álbum, o artista produz um caldeirão sonoro que abrange ritmos como o ijexá e o congo, azeitado por pitadas de frevo, maracatu, samba, funk e forró, com especial atenção ao sincretismo religioso originário da filiação do Brasil à África.

O recital e o álbum contemplam, ainda, composições escritas pelo músico em 2019 para espetáculos de dança, a partir de uma estética que dialoga com a world music.

  • CONFIRA:
  • Lançamento do site do músico percussionista Léo de Paula

Data: 07 de julho

Onde: www.leodepaula.com.br

Conteúdo: link para as faixas gravadas no álbum “Grão: Território Percussivo”, textos sobre as obras, fotografias, mídia, biografia e informações sobre as oficinas ministradas pelo músico.

Design gráfico: Werllen Castro

Produção: Fernanda Nali

  • Vídeos temáticos de Léo de Paula

Data: 07 de julho

Tema: Tambores Tradicionais Afro-Brasileiros

Data: 14 de julho

Tema: Tambores Tradicionais Afro-Brasileiros

Data: 18 de julho

Tema: O Agogô e a Circularidade Rítmica

Data: 21 de julho

Tema: 6 por 8 noPandeiro, Ritmos e Musicalidade

Onde assistir:

Instagram: @leodepaulapercussao

YouTube: https://www.youtube.com/user/Leodepaula1

  • Exibição do Recital de Lançamento do Álbum “Grão: Território Percussivo”

Data: 25 de julho

Onde: YouTube: https://www.youtube.com/user/Leodepaula1

Apoio: Projeto realizado com recursos do Funcultura, por meio do Edital 026/2020 – Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), no Eixo Plano de Carreira, Produção e Distribuição Musical.

Onde adquirir o CD: no site da FiNA Produtora –www.finaprodutora.com.br

Preço: R$ 20,00

SOBRE LÉO DE PAULA:

Reconhecido no cenário musical do Espírito Santo por sua atuação como percussionista, professor, produtor e compositor de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança, Léo de Paula é professor de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, instrutor de oficinas do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) e de cursos livres de música do Centro Cultural Sesc Glória.

Graduou-se bacharel em Música, com habilitação em Percussão, pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) em 2013. Recebeu prêmios como os títulos de “Honra ao Mérito” e “Voto de Louvor”, concedidos pela Câmara Municipal de Vitória (ES), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população, na ocasião do mês da Consciência Negra (2021) e na comemoração do Dia Nacional do Samba (2021 e 2016).

Apresentou-se em países como Holanda, Sérvia, Inglaterra e Estados Unidos (Carnegie Hall, Nova Iorque); e no Brasil, em salas como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sala São Paulo, entre outras. De 2017 a 2022 realizou turnês na Rússia, apresentou-se e ministrou masterclasses em Moscou, São Petersburgo, Kazan e Ufá, com reconhecimento em canais de TVs locais; foi mestre convidado do festival “SambaMaNefest” (2022), membro do júri internacional e ministrou masterclass na programação dos Festivais-Concurso “Drum Wave” e “Ostrov Jazz”; participou da programação oficial da FIFA Fan Fest (Copa do Mundo 2018); em 2020, foi também premiado nos editais nacionais da Funarte: Respirarte” (com a coletânea de clipes Macurá-Dilê) e “Arte por toda Parte” (com a oficina “Toques bantos e influências na musicalidade brasileira”).

De 2015 a 2019, como solista, apresentou-se em recitais-solo, recitais-palestra e ministrou oficinas nas unidades do SESC de estados como Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. De 2010 a 2015, e em 2022, integrou o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES). Integrou a Camerata Brasil/Vale Música, que realizou turnês nacionais e gravou dois CDs, entre 2009 e 2013, com o pianista Marcelo Bratke.

Em paralelo à atividade artística, lecionou as disciplinas Percussão e Música de Câmara na Fames e em cursos livres de música do SESC Glória. Atuou, ainda, como comentarista e julgador do quesito bateria nos grupos A e B nos desfiles das escolas de samba do Carnaval Capixaba.

Compôs e gravou/executou ao vivo trilhas de espetáculos de dança/teatro, e de curta-metragens: “A Flor da Pele” (2022) “Terra sem Males” (2021), “Ipuã” (2021) “Kalunga” (2017, 2018, 2021), “Macurá Dilê” (2019) e “Colorido ao Cinza” (2015).

Em 2021, lançou o álbum “Grão: Território Percussivo”. O trabalho está disponível em CD e nas plataformas digitais, por meio do site www.leodepaula.com.br.

Em 2022 se tornou artista endorser das marcas russas “Chill Radar Handpan” e “Orion Steel Tongue Pan”.

  • SIGA LÉO DE PAULA NAS REDES:

Instagram: @leodepaulapercussao

Facebook: https://www.facebook.com/leodepaula21

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *