Jornalista lança livro sobre a história da música no Espírito Santo

O lançamento será no dia 05 de outubro, às 19h, no auditório do Titanic, no centro de Vila Velha/ES

Contar a trajetória da música popular no Espírito Santo por meio de sua produção fonográfica: este é o tema do novo livro do jornalista e escritor José Roberto Santos Neves, “Os Sons da Memória – Uma Leitura Crítica de 40 Discos que marcaram época na Música do Espírito Santo”. O lançamento será no dia 05 de outubro, às 19h, no auditório do Titanic, no centro de Vila Velha/ES, acompanhado de palestra do autor sobre o conteúdo da obra, que foi selecionada pelo Edital 018/2019 da Secretaria de Estado da Cultura. O evento terá transmissão online pelo YouTube da Editora Cândida e a participação musical dos cantores Carlos Bona e Elaine Vieira, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Sexto livro de José Roberto Santos Neves, “Os Sons da Memória” é resultado de uma extensa pesquisa desenvolvida pelo autor sobre a MPB produzida no Estado, com foco em seus principais personagens: cantores, compositores, regentes, instrumentistas, arranjadores, letristas, bandas, orquestras e todos aqueles que forneceram a régua e o compasso – ou melhor, as partituras, melodias, harmonias e ritmos – para a construção da historiografia musical dessa terra que sempre foi pródiga em revelar talentos.

Como se sabe, o Espírito Santo é um dos estados da federação no qual o desenvolvimento econômico se deu mais tardiamente; a princípio, com a cultura do café, no final do século XIX, e de forma mais consistente com o processo de industrialização iniciado na década de 1960. O isolamento econômico dificultou a criação de um mercado consumidor para as artes, mas nunca foi fator de impedimento para a consagração de artistas capixabas em nível nacional.

Para a elaboração deste livro, o autor estabeleceu como meta lançar luz sobre músicos que contribuíram de forma indelével para a identidade musical do Espírito Santo. A seleção de discos analisados compreende LPs e CDs lançados desde a década de 1950 até a contemporaneidade, compondo um mosaico de sons que se propõe a ilustrar uma trajetória rica e diversa, que perpassa diferentes gêneros musicais, conforme destacam Rogério Coimbra e Francisco Grijó nos textos de apresentação.

Assim, nomes como Carlos Cruz, Raul Sampaio, Maurício de Oliveira, Carlos Poyares, Pedro Caetano, Hélio Mendes, Trio Caiçara, Achiles Siqueira, Gilberto Garcia, Maria Cibeli, Aprígio Lyrio, Afonso Abreu, Ester Mazzi e Sérgio Benevenuto se descortinam nas mais de 460 páginas do livro. A geração dos anos 1980 é representada nos capítulos dedicados a Carlos Bona, Carlos Papel, Guto Neves, João Pimenta e Lula D’Vitória, assim como o pop dos anos 1990 se faz presente na análise dos discos das bandas Manimal e Casaca. A produção pós-anos 2000 contempla a potência criativa de Fabiano Araújo, Pedro de Alcântara, Wanderson Lopez, Saulo Simonassi e Hariton Nathanailidis, entre outros nomes que transitam pelo jazz, o choro e a música instrumental de boa cepa.

Importante frisar que boa parte desse material permanece restrita ao formato analógico e inacessível ao público em geral, especialmente os álbuns lançados pelo Departamento Estadual de Cultura nos anos 1980.

Para produzir “Os Sons da Memória”, José Roberto Santos Neves mergulhou nesse arquivo fonográfico e em livros seminais sobre a música do Espírito Santo, entre os quais “Música Popular Capixaba”, do jornalista Osmar Silva, e “Carnaval – Cem Anos”, de Anselmo Gonçalves. Também entrevistou músicos que ilustram as páginas desta obra e visitou o Arquivo Público do Espírito Santo, centros de documentação de veículos de comunicação e diversos sebos em busca de raridades.

Agora chegou a hora de o público conferir esta viagem pelas páginas da MPB produzida no Espírito Santo. Boa leitura!

“José Roberto firmou-se como jornalista competente e equilibrado, e posso transferir esses dois adjetivos para a comarca literária, na qual ele, à vontade, nutre-nos de elucidações e seriedade.”

Francisco Grijó

“José Roberto Santos Neves, com sua astúcia investigativa de jornalista e sensibilidade como músico, resgata momentos importantes da música popular no Espírito Santo num dos períodos mais férteis, marcado pelas gravações de discos vinis e, depois, CDs.”

Rogério Coimbra

  • SOBRE O AUTOR:

Natural de Vitória, o jornalista, escritor, pesquisador de MPB e gestor cultural José Roberto Santos Neves atuou durante 20 anos na cobertura musical do jornal A Gazeta, tem dois CDs gravados e cinco livros publicados na área da música:  “Maysa” (2005), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa – 40 Entrevistas com Grandes Nomes da Música Popular Brasileira” (2007); “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012); “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015); e “O Pop que fez História por essas Bandas – Arranjos para Orquestra de Violões” (textos e pesquisa – FAMES, 2020); além de diversas participações em antologias e coletâneas.

  O autor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Em função de sua contribuição para a historiografia da música popular brasileira, desde 2017 foi incluído como verbete no Dicionário Cravo Albin da MPB.

  • CONFIRA:

Lançamento do livro “Os Sons da Memória – Uma Leitura Crítica de 40 Discos que marcaram época na Música do Espírito Santo”, de José Roberto Santos Neves, acompanhado de palestra do autor.

Data: 05 de outubro (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório do Titanic (Centro de Capacitação e Complementação), na Praça Duque de Caxias, s/n, centro de Vila Velha

Participação musical: Carlos Bona e Elaine Vieira

Transmissão online pelo YouTube da Editora Cândida

Obra realizada com recursos do FunCultura da Secretaria de Estado da Cultura

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Vila Velha

Entrada franca (público limitado, em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19)

Preço do exemplar no lançamento: R$ 45,00

Vendas online pelo site https://loja.editoracandida.com.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *