Jornal Espírito Santo Notícias promove Roda de Conversa com o tema,” Suicídio”, abrindo o debate sobre o Setembro Amarelo.

Abrir o debate sobre um tema tabu que tem levado milhares de pessoas por ano, no Brasil, a tirar a própria vida, além de atingir muito mais o público jovem e adolescente.

O jornal Espírito Santo Notícias realizará no próximo dia 24, às 10h00, uma RODA DE CONVERSA sobre o tema “Suicídio”. Convidou alguns profissionais para debater o tema e abriu o espaço para o público jovem e adolescente a participar na Câmara de Vereadores de Piúma.

O Jornal usa o tema da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP “AGIR SALVA VIDAS” e promove uma ação NUMA RODA DE CONVERSA, com estudantes, sobre o tema “Suicídio” por conta da campanha “Setembro Amarelo” – Mês de prevenção ao suicídio.

Não somente a pandemia do novo Coronavírus tem contribuído para o aumento das mortes por suicídio, mas também os transtornos mentais. Estudos da ABP apontam que em mais de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados/acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a Saúde Pública.

De acordo com a editora do Jornal, a jornalista Luciana Maximo, o jornal alcança um público grande e chega a todas as classes sociais através das suas redes sociais e o site, por isso ela idealiza a RODA DE CONVERSA AO VIVO, com a participação do público seguidor online.

“A Ação propõe atingir o máximo de pessoas e possibilitar que as famílias possam identificar possíveis casos de transtornos mentais, bipolaridade e depressão em seus lares e, por intermédio desta roda de conversa possam buscar a ajuda necessária”.

Luciana afirma que ao ter a ideia conversou com a médica Luiza Tinoco que abraçou a proposta. A ideia foi se fortalecendo com o apoio também dos farmacêuticos, Dr. Daniel Bonadimane Dr. Alexandre Marconi da Marconi Manipulação. 

Dr. Jussimar Almeida – Médico Psicoterapeuta

Entre os profissionais convidados estarão Dr. Jussimar Almeida – médico psicoterapeuta, analista TRANSACIONAL, formado pela Universidade do Espírito Santo – UFES responsável pela Clínica Refazer em Anchieta.

Dr. Fernando Ferrari – Psicanalista

Outro convidado de honra para a Roda de Conversa é o médico psiquiatra Dr. Fernando Ferrari, psicanalista renomado, formado pela EMESCAN, atua também na Clínica Refazer.

Dra. Luiza Tinoco – Medica da SESA

Também teremos a participação da Dra. Luiza Tinoco, médica do CRE – (Centro de Especialidades Médicas da Secretaria Estadual de Saúde) e Carolini Monte Cavallini, Psicóloga Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Mental, álcool e outras drogas.

Carolini Monte Cavallini, Psicóloga Especialista em Saúde Pública
Victor Zetum – Interno em Medicina

Convidado especial Victor Monteiro Zetum, (Interno em Medicina), estará dando um depoimento sobre saúde mental do estudante. Enriquece a Roda de Conversa a psicanalista Neide Lima, a jornalista Christina Rangel e Dra. Gizele Aguiar, Fisioterapeuta, fundadora da Casa Vida em Teresópolis – Pós-graduada em Neuropsicologia e Inteligência Socioemocional.

Dra. Gizele Aguiar – Casa Vida

Além destes convidados os estudantes da rede Estadual de Ensino da Escola Professora “Filomena Quitiba” – Piúma, participarão do evento junto com a professora Fabiani Taylor. 

“Mais do que lamentar a morte de uma pessoa, cometida pelas próprias mãos, ou narrar em uma notícia, uma tragédia que culmine com assassinatos seguidos de suicídio; o Jornal quer ser um espaço de debate, quer abrir uma conversa franca sobre um tema que envolve tabus: “Suicídio”. Defendemos a tese de que, sensibilizando as pessoas podemos ajudar a prevenir situações de atos suicidas”.

O Portal Espírito Santo Notícias fará a transmissão da RODA DE CONVERSA, ao vivo, para que os seus seguidores e leitores possam participar online e, posteriormente, compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *