JOGO É JOGO: Zé Carlos eleito presidente na Câmara de Piúma numa eleição que deixou Jorge Miranda sem palavras

Uma eleição articulada nos bastidores e em silêncio. Sem foto em redes sociais, sem stories no Instagram. Uma jogada bem driblada que deve ter contado com a orquestra de Samuel Zuqui, que nunca dorme e muitas reuniões escondidas a sete chaves

A Câmara de Piúma elegeu para presidência, por seis votos a cinco, o técnico de enfermagem, José Carlos de Araújo para biênio 2021/2023. Numa demonstração de respeito às diferenças, Zé, como é mais conhecido na cidade, entra para a história política do município. É o primeiro presidente homossexual negro a comandar a Casa de Leis. 

Uma jogada indubitavelmente espetacular, uma vez que, na semana passada, circularam fotos nas redes sociais pelas quais o ex-presidente Jorge Miranda já se dizia presidente eleito contando com 5 votos, inclusive o de José Carlos Araújo. Na foto em que o prefeito Paulo Cola também fazia parte, tudo indicava que a Mesa Diretora seria comanda por Jorge, Bernadete e Bruno da Oi. “Tava tudo dominado”, segundo o artigo da editora Luciana Maximo.

Articulações foram feitas e, na última hora, Jorge Miranda acabou decepcionado com a surpresa na eleição que elegeu José Carlos para presidir o Legislativo de Piúma.

Um dos articuladores na composição da chapa de Zé Carlos, o vereador Tobias Scherrer, Solidariedade, contou à Reportagem como se deu a reviravolta. “Foi exercida uma ação democrática. A gente respeita a opinião de todos, mas felizmente a gente articulou até o último momento. A gente tem que aguardar, esperar, foi assim das outras vezes e dessa vez não foi diferente. Mas, graças a Deus, com êxito, nós conseguimos sucesso na vitória de Zé Carlos presidente da câmara e vamos trabalhar juntos, os 11 vereadores, junto com o prefeito Paulo por uma Piúma melhor.”

Ao Jornal Espírito Santo Notícias, a Mesa Diretora pode explicar como se deu a elaboração da chapa: o presidente, José Carlos Araújo, PSDB; Elber Luiz, PMN, vice-presidente e Danielzinho, PTB, secretário, afirmaram seu compromisso com a população piumense. “A articulação foi o clamor da população. A população pediu para poder mudar o cenário político. Mudou no executivo e, teoricamente, também aqui no legislativo. Minha decisão final não foi fácil, foi muito difícil, mas eu concluí a minha decisão com o clamor da população. Nosso objetivo é Piúma, mas a Mesa, hoje, representa aquilo que a população pediu”, justificou José Carlos.

Elber Luiz, afilhado de Samuel Zuqui, foi eleito para seu primeiro mandato e já chegou se elegendo vice-presidente da Mesa Diretora. Discreto e com discurso bem articulado, afirmou que a população mandou um recado muito claro para os vereadores eleitos: “Eles queriam mudança e nós entendemos isso. Eu fui eleito no palanque de um prefeito experiente e nós tínhamos aqui a possibilidade de eleger um presidente experiente, mas o povo pediu um prefeito novo, para mudar. Nós entendemos e fomos buscar um presidente novo para que essa mudança também acontecesse aqui no Legislativo. Nosso objetivo é trabalhar por Piúma e esquecer bandeiras políticas.”

Os três componentes da Mesa se comprometeram a defender os interesses da população de Piúma, disseram que não serão oposição ao prefeito, estarão/trabalharão pelo bem comum, sem levantar qualquer bandeira. Descartaram serem fiéis a Samuel Zuqui.

O golpe fatal

José Carlos, Fernanda Taylor, Tobias, Wallace Campi, Danielzinho e Elber deram um golpe fatal e mostraram que o jogo continua e quem comanda agora a Casa é Zé Carlos.

Sendo Wallace, vereador eleito na chapa de Samuel Zuqui, Zé Carlos e Elber também, fica demonstrado que o ex-prefeito perdeu o Executivo e ganhou o Legislativo. Demonstrou a vitória da chapa, que Zuqui está mais vivo do que nunca.

O presidente eleito, o vice-presidente, Elber e o secretário, Daniel pareciam ter ensaiado o discurso. Afirmaram que é hora de renovação. E, após a foto vazar na mídia suposta vitória antecipada de Jorge Miranda, os eleitores de José Carlos o cobraram uma postura. Ele então resolveu repensar e decidiu não mais votar em Jorge. Deu no que deu. Veja o vídeo com a transmissão ao vivo na Câmara de Piúma

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

  • Nelson Morghetti disse:

    Parabéns à nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Piúma, José Carlos, Elber Luiz e Daniel. Os desafios são grandes mas, maior ainda, é a expectativa do povo que deposita em vocês as esperanças de conquistar equilíbrio entre os Poderes. Parabéns também aos demais parlamentares e ao Prefeito que tomaram posse hoje. Piúma torce para que seus mandatos ecoam a boa política e restabeleça ações que propiciem desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *