Jéssica presta esclarecimentos à sociedade piumense sobre os trabalhos a frente da Secretaria de Cultura

A ex-secretária de Cultura de Piúma fez um breve balanço de sua atuação na pasta

Jéssica esteve a frente a Secretaria de Cultura e conseguiu com o Rei da Cocada e toda equipe produzir a maior cocada do mundo

.Jéssica Andrade foi a primeira secretária exonerada pela prefeita em exercício de Piúma, dona Regina Martha Scherrer Rocha. A editora do jornal fez um postagem em sua página pessoa afirmando que teriam sido os vereadores que solicitaram o desligamento de Jéssica da pasta.

A Cocada deverá ser registrada no Guinness Book / Foto: Jéssica Andrade

Em contato com Jéssica, ela afirmou que a prefeita a exonerou usando esta justificativa. Logo após a postagem no facebook da responsável pelo Jornal Espírito Santo Notícias, o vereador Pretinho de Piúma entrou em contado com o jornal dizendo que os vereadores não pediram a cabeça de Jéssica.

O Evento Semana Capixaba Mineira foi um sucesso / FOTO/ PMP

No fim da tarde deste sábado, 19, o presidente da Câmara, Jorge Miranda afirmou a editora chefe do jornal que antes dele ter acesso a Martha Scherrer na sexta-feira, dia que ela assumiu a Prefeitura, ela já teria exonerado a secretária de Cultura, e os vereadores não tem participação nesta decisão.   

Festa do Folclore/ Foto- PMP

Em conversa com Jéssica ela preferiu fazer um pronunciamento a população de Piúma trazendo esclarecimentos de sua atuação enquanto gestora da pasta. Confiram na integra:

“A Gratidão segue a oportunidade, por isso, agradeço a todos os piumenses pela oportunidade que tive até essa semana que passou à frente da Secretaria de Cultura. Infelizmente, no último dia 18 de outubro, (sexta-feira) fui chamada ao gabinete da prefeita em exercício, que me aguardava com o vereador, seu filho, (Tobias Scherrer) e o secretário de Meio Ambiente (Ranieri Miranda).

Remaria de São Pedro

Quero agradecer aos dois pelas palavras de que sou competente, organizada e que sei fazer meu trabalho. Também a prefeita pela consideração de comunicar pessoalmente a minha exoneração e por deixar claro que foi motivada pela pressão que sofreu dos vereadores. Não entendo o motivo de tanta pressão, conforme comunicado pela prefeita, mas aceito reafirmando minha amizade e respeito a todos os vereadores de Piúma. Saibam os senhores, vereadores, que considero amigo cada um de vocês e peço desculpas caso, de alguma forma, desagradei. Minha casa e meu coração estão sempre abertos para vocês.

Brincadeiras no cais – Festa de São Pedro

Dei o melhor e máximo de mim nesse período, porque amo minha cidade que é a cidade dos meus pais, da minha família. Uma família marcada por muito trabalho. E por uma história de raízes profundas em Piúma.

Ajudei a resgatar o Conselho de Turismo, a Festa do Folclore, a verdadeira essência da Festa dos Pescadores, a Festa nos Bairros, participação dos nossos artesãos em feiras em outros municípios, nossa Banda Marcial (nome Otávio Freire de Andrade), a Festa Capixaba Mineira que trouxe a maior cocada do mundo, apresentação de Coros internacionais, a feira Arte de Empreender… diretamente ou ajudando outras secretarias.

Banda Marcial (nome Otávio Freire de Andrade) / Foto- Luciana Maximo

O trabalho não pode parar, isso é um apelo:

* precisamos continuar a ajudar o Bloco do Mé com especial atenção;

* Chamada pública para parceria e apoio financeiro a eventos no município como o Festival do Peroá (da Ascop), a corrida Litorânea da Paletitas, Campeonato de Kitesurfe, chamada pública para parceria com a nossa rádio de Piúma…

A composição Musical Otávio Freire é uma conquista da Cultura / Foto- Luciana Maximo

Já foram dados todos os passos para atender a PROGRAMAÇÃO DO CALENDÁRIO ANUAL traçado junto à população em audiências públicas.

Vários artistas foram contemplados no chamamento

Chegamos ao final com nossa CHAMADA PÚBLICA PARA MÚSICOS E BANDAS a qual me deixou muito feliz pelo resultado. Tivemos ali 18 pessoas que foram credenciadas para apresentarem seus trabalhos PELA PRIMEIRA VEZ REMUNERADOS PELA PREFEITURA.

Os bairros foram contemplados com as festas oportunizando os artistas locais de se apresentarem

Não posso deixar de citar alguns deles: BANDA ESPORA DE AÇO – Sr Betinho, BANDA INAIÊ -Vinícius, a cantora IANDRA TAYLOR, RAQUEL MIRANDA, FABINHO, DJ BRAHIM, MICHEL RAROS e LÉO ZANOL… músicos de Piúma, que nunca antes tiveram essa porta aberta e que tenho certeza que sabem o quão difícil foi esse trabalho para chegar a essa vitória.

A Casa da Cultura já perto da realidade. O Projeto está na Secretaria de obras para reforma do antigo prédio da Prefeitura.

Todos os processos já abertos e devidamente tramitados, seja da Cultura ou a pedido de outras secretarias parceiras no trabalho:

*Fogos;

*Trio;

*Estrutura geral (palco, som, iluminação, tendas, arquibancadas para programação esportiva, entre outras necessidades que havíamos incluído para que fosse possível atender a programação sugerida);

*Arbitragem;

*Decoração de Natal;

*…

Infelizmente não consegui responder a tempo alguns ofícios que estavam pendentes, mas informo que foram todos entregue em mãos ao Secretário e informado aos solicitantes tal procedimento.

Quero, em especial, agradecer ao Prefeito que confiou em mim. Agradecer e mostrar minha admiração. Sou testemunha de o quanto ele trabalha, dorme tarde, levanta cedo e ama o povo de Piúma. Sei também o quão grande é seu coração. Presenciei pressão que ele sofreu para exonerar secretários e o preço que pagou para mantê-los, até mesmo a pressão sofrida recentemente no triste episódio envolvendo a secretária de educação. Consigo entender quando ele dizia: “não podemos deixar a pressão fazer pior um episódio tão triste”. É grande sua generosidade. Admiro ainda mais por seu último recado a todos os secretários: “façam tudo para ajudar a vice que agora assume, lembrando que haverá muita pressão. Não me tenham como referência porque nem todo mundo consegue aguentar pressão. Por isso, deixem seus cargos à disposição e ajudem mesmo que estando fora da prefeitura.”

Aprendo muito com ele.

No mais, agradeço a toda a minha equipe de trabalho e a todos que participaram de cada etapa de tudo que foi realizado na Secretaria de Cultura. E dizer que esse longo texto é só um esclarecimento e uma prestação de contas do que estava sobre minha responsabilidade até a presente data.

Sou “sempre a amiga de sempre”… Deus abençoe a todos vocês”!

-Jéssica Andrade-

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *