IÚNA: sete comunidades isoladas, uma vítima fatal, prefeito assina hoje decreto de emergência

Cesan paralisa distribuição de água no Distrito de Pequiá, divisa de Iúna com MG

O prefeito e a equipe da Defesa Civil de Iúna

O prefeito de Iúna coronel Weliton logo pela manhã falou com a Reportagem do Portal Espírito Santo Notícias, informou que o abastecimento de água no distrito de Pequiá foi suspenso pela Companhia Espirito Santense de Saneamento – CESAN devido às fortes chuvas que caem no Espírito Santo que danificaram a captação de água e o abastecimento.

De acordo com o prefeito, a população deve economizar água e praticar o reuso, pois segundo a Cesan a casa de bomba que distribui a água no município está coberta de água do rio e duas tubulações romperam com a enchente. A Cesan está trabalhando para voltar os serviços de abastecimento, porém por enquanto não há captação de água. Para os munícipes que necessitem de água potável, um morador do bairro Ferreira Vale está disponibilizando em sua casa para retirada. O local fica na Rua Antônio Augusto Oliveira, 758, perto da Igreja Maranata.

Os técnicos da Cesan estão atuando para restabelecer o abastecimento, mas ainda não há previsão.

Sete pontes destruídas até o momento

O Rio Pardo que corta a cidade de Iúna transbordou e a água invadiu o município trazendo um rastro de destruição total. Todas as comunidades foram atingidas de alguma forma. Além dos estragos e perda materiais, muitas famílias estão desalojadas e uma criança na zona rural, em Córrego dos Pilões acabou morrendo.

As pessoas desabrigadas estão sendo acolhidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Nagem Abikahir pela equipe da Educação e Cultura.

Segundo o coronel, muitas barreiras caíram, as estradas estão comprometidas, as pontes que dão acesso as comunidades de Terra Corrida, Laranja Terra, Três Pontes/ Príncipe/ RC, Cruz Coberta, Córrego Siqueira, Santa Clara Urbano e Alto Trindade foram levadas pela força da água, todas estão isoladas.

Weliton assegurou que a Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros chegaram ontem e vão auxiliar neste domingo nas atividades.

Oportunamente o prefeito afirmou que a Secretaria de Obras está atuando na sede juntamente com Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Agricultura em Socorro as comunidades rurais. “Não sabemos números precisos tendo em vista o isolamento e falta de energia e comunicação em algumas regiões. Toda estrutura do município está empenhada no socorro às vítimas. As Famílias atingidas estão sendo cadastradas no Ginásio de Esporte pela secretaria de Assistência Social através dos assistentes sociais e acolhidas na escola Nagem. A solidariedade do nosso povo faz a diferença, vamos superar este momento difícil”, disse o prefeito.

Após as chuvas darem uma trégua em Iúna alguns trechos da ES-185 até Trindade foram liberados. A Administração aconselha à população que permaneça em suas residências e só desloque em caso de extrema urgência.

O prefeito assina neste domingo o Decreto de Situação de Emergência em Iúna.

Pronto Socorro

A Prefeitura de Iúna informa que alguns serviços estão sendo realizados no Ginásio de Esportes, tais como: atendimentos de Pronto Socorro, ajuda aos desabrigados e recebimento de doações para famílias atingidas pela chuva. Pedimos que quem puder ajudar essa é a hora! Doações de todos os tipos são bem-vindas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *