Itapemirim realiza Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio no CAPS

A Campanha visa prevenir o suicídio em Itapemirim

Nesta quarta-feira (04) o Centro de Atenção Psicossocial de Itapemirim promoveu um encontro, em parceria com a Pestalozzi do município, para tratar sobre Prevenção ao suicídio.
A manhã começou com um lanche compartilhado, seguido por uma relaxante aula de yoga, com o professor Douglas Bahiense. Em seguida a psicóloga Laís Pereira trabalhou esta acolhida dos usuários com uma palestra bastante dinâmica e interativa sobre o tema.
No Brasil são registrados 12 mil suicídios todos os anos. No município os índices são crescentes, sobretudo entre os jovens. Portanto, uma abordagem ampla e irrestrita é imprescindível para a identificação de sintomas e evidências de um paciente em potencial.
Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Para a psicóloga diretora do CAPS Daniele Dário, o mais importante no momento é conversar, desmistificar e tentar diminuir preconceitos e tabus que envolvem o tema. “Fazer o paciente sentir-se acolhido em um ambiente que ele se sinta seguro é o primeiro passo” afirma.
Já o secretário de saúde, Júlio Cesar Carneiro, que acompanhou toda ação de hoje, foi pragmático em sua fala. “A tônica maior de todo nosso trabalho é a valorização da vida” disse ele.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *