Itapemirim | Prefeitura dinamiza programas de incentivo a atividade pesqueira

Atividade pesqueira é impulsionada em Itapemirim/ES. Na manhã de quinta-feira (29), o prefeito Thiago Lopes participou de evento voltado ao segmento da pesca, que marcou o início do fornecimento de 100% do gelo para as embarcações, além da apresentação do projeto Pro-vida Pescador e anúncio de novas intervenções que vão potencializar o turismo e beneficiar os moradores da região.

Trata-se do projeto de revitalização de um espaço degradado próximo ao terminal pesqueiro, mais conhecido como píer das marisqueiras, e também a execução de obras para remodelação de uma praça no local, que é muito utilizado para cerimônias religiosas pela igreja Católica, além de possuir um forte apelo turístico.  

“Estamos aqui diante do maior terminal pesqueiro da américa latina, que é um símbolo da nossa administração. Desde 2017, o município se consolidou como exportador de pescado para 14 países. Também somos o maior produtor nacional de Atum e respondemos por 15% do peixe comercializado”, enumerou o prefeito.

Logo depois, também fez a entrega simbólica de uma balsa, seguido de uma demonstração do funcionamento do equipamento. “Em 2018 criamos o Pro-vida Pescador porque precisávamos mudar a realidade das pessoas, que muitas vezes morriam em naufrágios sem ter um equipamento que os salvassem. O município já entregou mais de 80 balsas salva-vidas, que tem permitido que muitas vidas sejam salvas”, argumentou.

Durante o evento o prefeito Thiago Lopes ainda homenageou a marisqueira Isaura Fernandes Machado, de 73 anos, com um vaso com flores. Ela vive da cata de mariscos desde os 10 anos de idade.

Presente no evento, o secretário Estadual de Governo, Gilson Lopes elogiou as iniciativas do município. “Quando vejo obras como a do terminal pesqueiro, vejo que a cidade está na direção certa, ao privilegiar as pessoas que mais precisam”, avaliou.

Em meio ao evento, que reuniu mais de 500 pessoas em frente ao Terminal Pesqueiro de Itaipava, ainda teve a doação de mais de 3 toneladas de pescado de várias espécies para a população. A unidade móvel do CRAS, instalada no local, também abriu as inscrições para o fornecimento de cestas básicas emergenciais e outros programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social Cidadania.

Após receber simbolicamente uma balsa salva-vidas dotada com ítens essenciais para sobrevivência em casos de naufrágios das mãos do prefeito, o pescador Mário Sérgio da Silva Marcola destacou a importância dos benefícios, entre eles do subsídio de 25% do óleo e do gelo.

“A balsa é essencial para a gente. Toda embarcação precisa desse equipamento porque nos dá mais segurança”, comentou. “Tudo isso ajuda muito nas despesas e a balsa simplesmente é para nossa sobrevivência”, enfatizou Ricardo de Freitas, outro pescador que vive da atividade há mais de 20 anos.

Participaram do evento os deputados estaduais Alexandre Quintino, Rafael Favato, além dos vereadores Paulo Sérgio de Toledo Cota, Renildo Nascimento Peçanha e Lucimar Alves Soares, além de secretários municipais, lideranças políticas, comunitárias, moradores e pescadores.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *