Itapemirim/ES – Usina Paineiras busca parceria com município para evitar contágio da Covid-19 entre trabalhadores

Preocupados com o avanço da pandemia pela Covid-19 e com o início da moagem da safra de cana-de-açúcar desse ano, representantes da Usina Paineiras e do Sistema de Comando em Operações (SCO) da Prefeitura Municipal de Itapemirim se reuniram na manhã desta terça-feira (2), para traçar planos para evitar a disseminação da doença na empresa. Atualmente, a Usina Paineiras conta com pouco mais de 600 trabalhadores, mas a previsão é de contratar mais 300 a partir da próxima semana, devido à moagem.

Segundo o gerente administrativo e financeiro da usina, Antonio Carlos de Freitas Junior, este ano a indústria não vai contratar funcionários para a colheita, apenas para o setor administrativo e para a fábrica. Ainda assim, o número de trabalhadores que vão chegar, somado ao quadro já existente preocupa em relação à logística necessária para evitar a contaminação. “Estamos aqui para pedir o auxílio do município quanto às providências que precisamos tomar para assegurar que nossos trabalhadores estejam seguros. Pretendemos desenvolver um protocolo e somar com os que já existem para conviver com a possibilidade da doença”.

O gerente pediu que sua equipe fosse orientada diretamente pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica do município, principalmente acerca da utilização correta de EPI’s e cuidados com a higiene. “Temos um bom setor de segurança do trabalho e de comunicação, mas eles não estão completamente preparados para lidar com essa situação. Seria muito bom para nós se pudéssemos receber uma palestra para orientar sobre como proceder em cada situação”, completou.

Para a presidente do SCO de Itapemirim, Luciana Peçanha, a parceria com a usina é interessante e necessária para todos, pois esses trabalhadores estarão transitando pelo município por bastante tempo. “A Usina Paineiras pode contar com a gente, pois precisamos garantir que esses trabalhadores estejam saudáveis quando chegarem e que assim permaneçam. Sugiro que vocês tenham pessoas orientadas para monitorá-los, verificando a temperatura diariamente, se for possível, e encaminhando para atendimento médico aqueles que apresentarem sintomas”.

A secretária de Saúde de Itapemirim, Zélia Kock, afirmou que tantos os profissionais, quanto às unidades de saúde do município estão preparados para atender às necessidades da Usina. “Nós vamos orientar os trabalhadores para que tomem todas as medidas necessárias para evitar o contágio, mas, caso ocorra, estaremos aqui para dar toda assistência necessária. Ao menor sinal da doença, o melhor que pode ser feito é isolar o paciente e o encaminhar para consulta em uma de nossas unidades sentinelas, que são direcionadas exclusivamente para atendimento aos pacientes com suspeita da Covid-19”, disse a secretária.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *