ITAPEMIRIM/ES – Técnicos do Procon, participaram de um treinamento promovido pelo Procon-ES

Técnicos do Procon de Itapemirim participaram de um treinamento promovido pelo Procon-ES. A capacitação teve duração de cinco dias (de 10 à 14/02) e um dos objetivos era sobre a correta utilização e alimentação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema informatizado do Ministério da Justiça, utilizado pelos Procons do País. Outra capacitação importante foi de prática no mercado. Os agentes tiveram aula prática e teórica, possibilitando os técnicos presentes a vivenciarem de perto uma realidade que muitos consumidores passam no seu dia a dia.

Ao priorizar o atendimento e a resposta ao cidadão, o Procon de Itapemirim consegue reverter a curva negativa das estatísticas do órgão. A autarquia de regime especial, tem o papel de cuidar da população nas relações de consumo. Para isso, usa estratégias preventivas e corretivas de atuação, que compreendem punição, orientação e conscientização de consumidores e fornecedores.

Com isso, o Procon de Itapemirim tem buscado, por meio de capacitação e campanhas educativas, fortalecer o comércio em prol do consumidor.

Um dos objetivos, neste verão, é tornar fornecedores e consumidores mais conscientes  dos seus direitos e deveres e, assim, prevenir práticas abusivas e ofensa aos direitos do consumidor.

Visando a  garantia dos direitos do consumidor e proporcionar conhecimento ao fornecedor, o Procon distribuirá no litoral, planfletos educativos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *