ITAPEMIRIM: 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo será de 18 a 30 de novembro

O Município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Saúde, realizará entre os dias 18 a 30 de novembro, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

O Município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Saúde, realizará entre os dias 18 a 30 de novembro, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha é direcionada à vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, sendo que o Dia D da campanha será no dia 30 de novembro, num sábado.

Segundo Flávia Abreu da Silva, Coordenadora do Programa de Imunização do Municipal de Itapemirim a vacina será ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de 8 às 16 horas, numa estratégia de vacinação seletiva, que tem como objetivo a avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) contra o sarampo os adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

“Serão vacinadas apenas os jovens que estiverem com o esquema de vacinação incompleto. Os cartões de vacina serão revisados para verificar a necessidade de receber a dose. Pessoas nessa idade, deverão ter obrigatoriamente duas doses da vacina com o componente Sarampo registradas no cartão de vacina. Caso não tenham, inicia-se o esquema de vacinação”, alerta Flávia Abreu.

A Secretária de Saúde de Itapemirim, Zélia Rita Kock Ferreguette Costa, reforça a necessidade de realização da campanha de vacinação contra o sarampo, com o intuito de captar os adultos de 20 a 29 anos de idade, ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos, com o pensamento de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados. Ela ainda orienta que estes devem levar os seguintes documentos: Cartão Nacional do SUS e Caderneta de vacinação.

“O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após”, informa Zélia.


Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *