Internas da penitenciária de São Mateus transformam resíduo em caixas de presentes

O resíduo descartado de uma fábrica da unidade é transformado artesanalmente.

Há cerca de dois meses, as internas da Penitenciária Regional de São Mateus, no norte do Estado, estão envolvidas em um projeto que promove sustentabilidade através da reciclagem. O papelão descartado por uma fábrica instalada na unidade ganha uma nova utilidade nas mãos das internas, que transformam o material em lindas caixas de presente.

O projeto “Retirando os sonhos da caixa” foi idealizado pela inspetora penitenciária Marcela Santos Mendes do Rosário. O objetivo é a ressocialização por meio da atividade que promove uma ocupação mental e física das internas envolvidas.

“Para nós, é fundamental manter a unidade prisional em ordem. Os projetos sociais que desenvolvemos garantem a ocupação das internas, além de trazer um resultado sustentável com a reciclagem. É um projeto simples, desenvolvido há pouco tempo, mas que já ganhou o reconhecimento de todos e faz bem para as internas, para o sistema e para o meio ambiente”, explica a inspetora.

As internas que participam da confecção de caixas artesanais utilizam também tecidos, fitas e cola, doações dos servidores penitenciários, da parceria da fábrica e instituições religiosas. Parte dos itens produzidos são presentados aos familiares delas em visitas. Outra parte é doada a instituições do município.

A interna Vanessa Siqueira Possebom é uma das que participa do projeto e agradece a oportunidade de participar da iniciativa, algo que só veio a somar à sua habilidade para trabalhos artesanais.

“Eu estou muito feliz em participar desse projeto e saber que agora as pessoas poderão ver o nosso trabalho. Eu realmente faço todas as caixas com muito amor. Isso tem ajudado muito no cumprimento da minha pena, ter algo para desenvolver e me ocupar”, ressalta Vanessa.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton / Karla Secatto

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

[email protected]

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *