Instituto EDP lança 5º edição do Projeto Educação Empreendedora, que beneficiará 2.500 estudantes

Iniciativa ajudará escolas da rede pública do Espírito Santo a lidar com os efeitos da pandemia sobre ensino

O abismo social que existe no Brasil ficou mais evidente com a pandemia da Covid-19, que levou milhares de escolas públicas a interromper suas aulas presenciais por tempo indeterminado. Pelo 5º ano seguido, o Instituto EDP realiza o projeto Educação Empreendedora que entrega ferramentas online para as escolas e professores inovarem seus métodos de ensino e garantirem um aprendizado mais engajado e significativo aos seus alunos, focado no desenvolvimento de competências socioemocionais, além de aprendizagens técnicas. O projeto tem apoio da Secretaria Estadual de Educação.

Em 2020, o projeto vai beneficiar 2.500 jovens, do ensino fundamental e técnico, de 40 escolas do Espírito Santo. O programa teve início nos dias 7 e 8 de julho, com formação remota e aplicação da ferramenta para mais de 120 professores de 36 Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica.

Os professores passam a trabalhar com os estudantes os conteúdos propostos. Para isso, as escolas utilizam a DreamShaper, uma plataforma educacional online que auxilia os estudantes no desenvolvimento de projetos voltados ao que estão aprendendo nas aulas. As metodologias e conteúdos serão repassados até Dezembro através da ferramenta que pode ser acessada por celular, online e offline.

A base do programa está dividida em duas metodologias: Projetos de Vida e Projetos de Empreendedorismo e Cidadania, conectando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as metodologias visam incentivar nos alunos uma atitude empreendedora e de desenvolvimento de raciocínio científico.

Por meio da ferramenta, os professores acompanham cada passo dos alunos. Eles recebem acesso simples a todos os projetos da sua turma e ferramentas úteis para facilitar seu trabalho.

Com início em 2016, a EDP proporcionou que o programa chegasse a 120 escolas, mais de 500 professores e 15.000 alunos, gerando mais de 4.000 projetos desenvolvidos pelos alunos. Em 2020, a pandemia do Coronavírus fez com que o projeto fosse totalmente adaptado para conteúdo remoto e aumentou sua importância diante da ausência de aulas na rede pública.

“Temos um ano totalmente atípico com prejuízos para nossa sociedade em diversas frentes, dentre elas o ensino. Diante delas, o programa Educação Empreendedora acaba tendo um papel de maior necessidade por envolver jovens e adolescentes e ajudá-los a desenvolver competências para o mercado de trabalho em um momento no qual a educação formal está interrompida”, destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *